sábado, 4 de outubro de 2008

S. FRANCISCO, o Irmão de Assis


Francisco nasceu em 1182, em Assis, Itália. Era filho de um mercador importador de tecidos de luxo que, no regresso de uma viagem lucrativa em França, mudou o nome do recém-nascido de João para Francisco, o “francês”. Embora estivesse destinado a tornar-se, também ele, um rico comerciante, sonhava com a glória dos cavaleiros. Decidiu então participar na guerra, ao serviço do Papa. No entanto, durante uma noite, longe de casa, teve uma visão: o Senhor disse-lhe para voltar para trás.
Suportando a troça por parte das pessoas que o conheciam, convencidos que fosse um covarde, da guerra Francisco converteu-se à paz, tendo recebido outra mensagem divina. De facto, teve uma experiência mística na qual ouviu o Senhor pedir-lhe que reconstruísse a sua Igreja. Isso aconteceu diante de uma cruz, nas ruínas de uma pequena igreja, S. Damião, situada nos arredores de Assis. Francisco começou por restaurar o edifício no qual se recolhia frequentemente para rezar. Porém, aquilo que Deus realmente pretendia era o renascimento da vida de fé da Igreja.

Instrumento de Paz
Francisco decidiu pregar sobre a humildade, a pobreza, a simplicidade e a oração por toda a região. O Irmão de Assis, como começou a ser conhecido, revelava grande respeito e sensibilidade ara com toda a gente e pela natureza. De tal forma o seu testemunho era autêntico que muitos jovens de Assis e arredores optaram por seguir a vida de Francisco. Enquanto outros partiam armados para novas cruzadas, Francisco dirigiu-se ao Grande Sultão apresentando-se como peregrino e mensageiro da paz. Ele quis tornar-se manifestação viva da misericórdia divina aplicando em pleno a palavra do Evangelho. A sua vida errante e cheia de privações, ideal para o seu espírito, pôs no entanto à dura prova o seu corpo.
Após a sua morte, em 1226, a Ordem dos Frades Menores fundada por ele perpetuou o espírito da sua doutrina, difundindo-a por todos os cantos do mundo. Hoje, o franciscanismo manifesta-se através de diversas ordens e famílias religiosas: Frades Menores, Capuchinhos e Conventuais, Clarissas… Existe também a Ordem Secular, constituída por leigos que vivem segundo o espírito de S. Francisco.

Rezar com Francisco
Senhor, faz de mim um instrumento da Tua Paz.
Onde houver ódio, que eu leve o Amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a União.
Onde houver dúvida, que eu leve a .
Onde houver desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a Luz.

Senhor, faz que eu procure mais:
consolar que ser consolado,
compreender do que ser compreendido,
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se ressuscita para a vida eterna!

Sem comentários: