domingo, 21 de setembro de 2008

VINDE PARA A MINHA VINHA!


VINDE PARA A MINHA VINHA! (cf. Mt 20, 1-16)
Um patrão que emprega a todos… e ao longo do dia…
Que bom para o nosso tempo assolado pelo desemprego!
Senhor, queres revelar-nos o maravilhoso projecto do Pai:
O SEU REINO É OFERECIDO A TODOS!
A todos, Ele propõe trabalhar na sua vinha.
Eis a BOA NOVA que nos recordas sem cessar.

Mas se o início do relato nos alegra, Senhor, o final surpreende-nos.
Somos tentados a gritar à injustiça, também nós!
Que o teu Espírito nos ilumine!
S. Agostinho ajuda-nos quando diz: “Deus que nos criou sem nós,
não quer salvar-nos sem nós”.

IDE VÓS TAMBÉM PARA A MINHA VINHA!
Deus quer que todos os homens sejam salvos. (1 Tim 2,4)
Mas Ele quer o nosso acordo, a nossa participação.
Trabalhar na vinha do Senhor é acolher a sua Aliança,
é viver o amor do nosso Pai do Céu e dos nossos irmãos…
a todos é proposto, mas Deus não força; espera a nossa resposta livre.
Qual é a minha resposta?

OS OPERÁRIOS RECRIMINAM O MESTRE…
Olham para o que fizeram e atribuem-se direitos.
Tenho, por vezes, respostas de mercenário: penso mais em mim que em Ti!
Comparo-me com os outros… e estimo que mereço mais e melhor.
Que longe estou da Aliança proposta!

SERÃO MAUS OS TEUS OLHOS PORQUE EU SOU BOM?
Eleva-nos ao teu nível, Senhor, acima dos nossos interesses terrenos.
Ajusta o nosso olhar ao teu, para olhar os outros como Tu.
Faz-nos viver como irmãos.
Todos chamados ao mesmo trabalho, à mesma partilha,
a partilha da mesma mesa fraterna,
sem primeiros nem últimos, todos filhos do mesmo Pai!

P. Pierre Duvillaret
in Signes d'Aujourd'hui nº 198

Sem comentários: