terça-feira, 30 de setembro de 2008

S. JERÓNIMO, apaixonado pela Palavra de Deus


Jerónimo nasceu por volta do ano 345. Era um ávido estudante. Estudou latim e grego em Roma, onde foi baptizado quando tinha 18 anos. De Roma viajou para a Gália, depois para Aquileia, em Itália, e por fim para Antioquia, na Síria. Ali estudou teologia e apreciou a literatura clássica. Em seguida aconteceu-lhe o que provocou nele uma mudança radical na sua vida. Jerónimo teve um acesso de febre alta e entrou em delírio. Durante este período, teve uma visão na qual se viu a si próprio de pé perante Cristo, que o desafiou dizendo que ele não era um verdadeiro cristão mas um seguidor de Cícero, o orador romano. O santo prometeu ser fiel a Jesus e abandonou a sua afeição pela literatura clássica. A partir daquele momento, Jerónimo dedicou-se só ao estudo da Bíblia.

No deserto
Perturbado com a visão, Jerónimo foi viver para o deserto nas vizinhanças de Antioquia. Passou lá quatro anos, jejuando e lutando contra os seus desejos terrenos. Durante este período, estudou hebraico e, finalmente, conseguiu dominar esta língua. Mais tarde, empreendeu a importante tarefa de traduzir a Bíblia para latim, a qual é conhecida actualmente como a “Vulgata”.

O mosteiro em Belém
No ano 386, Jerónimo viajou para Belém, onde ingressou no mosteiro e se tornou o seu abade. Como estudioso da Bíblia, continuou a escrever. Em 410, quando os cristãos foram obrigados a abandonar Roma, o mosteiro ofereceu-lhes refúgio. Jerónimo escreveu: “Eu não posso ajudá-los a todos mas posso sofrer e chorar por eles… Hoje, nós devemos transformar as palavras da Sagrada Escritura em actos, e em vez de difundir palavras santas devemos pô-las em prática”. Cerca de seis anos mais tarde, a saúde e a vista de Jerónimo começaram a deteriorar-se. Ele morreu no dia 30 de Setembro.
Rezar com S. Jerónimo

Mostra-me, ó Senhor, a Tua misericórdia
e deleita o meu coração com ela.
Deixa-me encontrar-te, a Ti,
a quem procuro com tanto anseio.
Vê! Aqui está o homem
a quem os assaltantes roubaram, maltrataram
e deixaram meio morto no caminho para Jericó.
Ó samaritano de bom coração vem em minha ajuda!
Eu sou a ovelha que vagou pelo deserto.
Vem à minha procura e leva-me para casa,
outra vez para o Teu rebanho.
Faz comigo o que seja a Tua vontade,
e Te louve a Ti e a todos aqueles
que estão contigo no Céu por toda a eternidade.

Sem comentários: