sábado, 20 de setembro de 2008

RECOMEÇO


É o recomeço! A rentrée!
Como todos anos, como de costume?
Não necessariamente!
Sabemo-lo bem, é importante que cada recomeço seja "novo", diferente: como estudante, operário, professor, responsável seja do que for, mudança de horário, de turma, de estabelecimento, de companheiros, novos relacionamentos, desafios, novas expectativas…
Contudo, não são os hábitos que fazem o recomeço, mas uma atitude aberta à mudança, à novidade, mesmo quando não é desejada ou prevista. Os hábitos devem estar ao serviço daquilo que acontece. Viver o recomeço relembra-nos que este “novo ano” é-nos dado a fim de vivermos renovados.
O recomeço não é apenas escolar ou profissional, apesar de vivermos condicionados ao ritmo dessa realidade. Deve ser o começo de muitos outros aspectos: a minha relação com os outros; a forma de reagir aos diversos acontecimentos; as metas que traço para mim próprio; a liberdade e a responsabilidade no uso dos bens materiais; o tempo que dedico a conhecer-me, a conhecer os outros; o lugar que dou a Deus…
Alguém dizia que “recomeçar é ressuscitar”. Não tenho de esperar que algo aconteça para ter uma vida renovada. Sou eu que tenho de a renovar através das atitudes e opções que assumir.
Acolhendo essa vida nova em mim, poderei dizer que já estou a ressuscitar…

Sem comentários: