segunda-feira, 9 de março de 2009

SER MISERICORDIOSO


“Sede misericordiosos,
como o vosso Pai é misericordioso.”

cf. Lc 2, 36-38

Quatro meios concretos para praticar a misericórdia:
Não julgar: jejuemos nos julgamentos espontâneos que fazemos dos outros. Nunca conheceremos os sentimentos profundos e íntimos que motivam atitudes ou palavras que nos desagradem. Só Deus conhece o segredo de cada um.
Não condenar: condenar é formular um julgamento definitivo; é uma forma de matar a relação com alguém. Jesus julgava actos mas teve sempre a preocupação de salvar as pessoas. Como dizia Tolstoi, “compreender a dificuldade dos outros, é perdoar”.
Perdoar: é condição necessária se queremos ser perdoados por Deus. Um meio para nos ajudar a perdoar é começar a rezar por aqueles que não amamos. O perdoa permite libertarmo-nos de ressentimentos e mágoas, ao mesmo tempo que restabelece os laços quebrados com Deus e os outros.
Dar: dar o que temos é bom, mas dar os que somos é melhor. Para além do nosso tempo, da nossa atenção, dar amor por meio das palavras e gestos concretos. É nessa medida que nos assemelhamos a Deus, revelando a nossa capacidade em amar. “Perdoa-se tanto quanto se ama”, afirmava La Rochefoucauld.

Sem comentários: