terça-feira, 24 de março de 2009

ÓSCAR ROMERO, a Voz dos "sem voz"


“Esta será a nossa melhor Quaresma: trabalhar pela justiça social e pelo amor dos pobres (…) A justiça social não é tanto uma lei que ordene a distribuição; vista sob a perspectiva cristã, é uma atitude interna como a de Cristo que, sendo rico, se fez pobre para poder compartilhar com os pobres o seu amor. (…)
Esta semana chegou-me o aviso que estou na lista dos que serão eliminados na próxima semana. Mas que fique registado que a voz da justiça já não pode mais ser morta por ninguém!”

Assim falava D. Óscar Romero numa das suas homilias, poucas semanas antes de ser assassinado enquanto celebrava eucaristia a 24 de Março de 1980.
Óscar Romero foi arcebispo de S. Salvador, durante um período conturbado na América Latina. Inicialmente tido como um bispo conservador, progressivamente foi-se dando conta da realidade na qual estava mergulhado a seu povo, explorado pela minoria dirigente no poder. Foi esse contacto com o povo simples e humilde que o consciencializou da obrigação de assumir a missão de Pastor, tornando-se a “Voz dos sem voz”.
As suas últimas palavras antes do disparo fatal, enquanto se preparava para iniciar o ofertório da celebração, foram profeticamente as seguintes: “Que este corpo imolado e este sangue sacrificado pelos homens nos alimentem, para que, como Cristo, também saibamos dar o nosso corpo e o nosso sangue no sofrimento e na dor, não por nós mesmos, mas para trazer justiça e paz ao nosso povo.”

Conhece melhor a sua história, clicando neste link:
http://sdpv.blogspot.com/2008/03/oscar-romero-voz-dos-sem-voz.html

Sem comentários: