sábado, 7 de fevereiro de 2009

FLORENCE NIGHTINGALE, uma vida como resposta a Deus


Estamos a 7 de Fevereiro de 1837. Florence Nightingale tem 17 anos e sente que Deus espera dela algo especial: decide formar-se em enfermagem.
Tornou-se famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra de Crimeia.
Florence, nascida a 12 de Maior de 1820, é filha de uma família rica residente em Florença, na Itália, daí advindo o seu nome. Ficou particularmente preocupada com as condições de tratamento médico dos mais pobres e indigentes. Como resposta e convencida de ser a vontade de Deus, optou por ser enfermeira provocando um verdadeiro escândalo familiar e social, pois esse caminho não correspondia aos parâmetros aceites para pessoas da sua condição.
Em Outubro de 1854, Florence e uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias preparadas por ela, partem para os Campos de Scurati localizados na Criméia a fim de prestar tratamento físico e moral aos enfermos.

Dizia ela: "A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, uma preparação tão rigorosa, como a obra de qualquer pintor ou escultor; Pois o que é o tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes."

Florence faleceu a 13 de Agosto de 1910, deixando um legado de persistência, competência, compaixão e dedicação ao próximo, estabelecendo as directrizes e caminho para uma enfermagem moderna.
.

Sem comentários: