domingo, 22 de fevereiro de 2009


“Eu te ordeno: levanta-te, toma a tua enxerga e vai…”
cf. Mc 2, 1-12

Tinha entrado de enxerga.
Melhor, a enxerga levou-o à presença de Jesus. Transportado por outros, está-se mesmo a ver!
Mas agora, depois do encontro, sai pelo próprio pé, levando a enxerga.
Trocaram de lugar.
Admirável!
Espantoso!
É um milagre! Mais um, de Jesus.
Mas o milagre está na cura. Porquê pegar e levar a enxerga? Já não é necessária… Até incomoda para andar. Depois de tantos anos a ser carregado por ela, não se limitará a ser uma recordação amarga do passado?
Mas não: “levanta-te, toma a tua enxerga e vai…” Jesus foi bem claro. O que o transportara até esse dia tinha de ser levado agora por ele.

É bom lembrar que no encontro com Jesus, antes de receber umas ‘pernas novas’, esse paralítico recebeu uma ‘alma nova’: “Filho, os teus pecados estão perdoados.” O confuso é que o homem não fora ali para se confessar! Mas para quê saber andar se temos a alma tolhida!? Jesus bem sabe que a pior paralisia do homem não é a das pernas, mas a do coração.
E na hora de libertar, importa libertar o homem todo.

Talvez tenhamos todos ‘boas pernas’ para andar. Inconscientemente, o nosso coração vai sofrendo alguns ‘ataques’ à verdadeira liberdade de filhos de Deus.
De vez em quando, deixamo-nos levar por enxergas, macas de mágoas e ressentimento, de orgulho e egoísmo. Acamamo-nos em preconceitos e desprezos. Paralisamos na hora de perdoar, compreender, acolher e abraçar, por isto ou por aquilo… por tudo e por nada…
O pior é que nos acomodamos enquanto o nosso coração vai atrofiando nas nossas relações com os outros, com Deus e connosco.
Basta!
Jesus diz-nos que chega de sermos transportados pelos nossos sentimentos e experiências negativas. É hora de passar a ‘transportadores’, a sermos nós a controlar, dominar e vencer tudo aquilo que nos impede movimentos de liberdade na aproximação generosa aos outros, na entrega confiante a Deus e sublimação renovadora em nós mesmos.

“Levanta-te, toma a tua enxerga e vai…”
É a nós que Jesus, hoje, se dirige. Basta de ser transportado. Encontra-te com Ele, sente que ele te cura interiormente porque te ama e liberta. E, agora vai… Sê tu a levar outros a Cristo, a fim que também eles experimentem a verdadeira libertação dos filhos de Deus.

Sem comentários: