segunda-feira, 26 de maio de 2008

S. FILIPE NERI, o santo dos jovens e da alegria


Nascido em 1515, Filipe estudou com os dominicanos em Florença e tornou-se profundamente religioso. Aos 17 anos, deixou a casa de seus pais para trabalhar com o tio mercador e instalou-se em Roma no ano seguinte. Filipe encontrou trabalho como tutor e viva com simplicidade num sótão. Passava o seu tempo livre em oração e a estudar teologia. Pessoa de grande devoção, muitas vezes encontrava conforto espiritual nas catacumbas de Roma. Sendo um homem de caridade, vendeu toda a sua biblioteca e deu tudo aos pobres e tudo fazia para ganhar os jovens para Deus.

Fazendo o trabalho de Deus
Em 1551, Filipe tornou-se sacerdote. Sentiu desejo de ir para as missões nas Índias, porém, o seu Bispo esclareceu-lhe que a sua Índia era Roma. Passou a pregar nas ruas, visitava e cuidava dos doentes e idosos. Todos gostavam dele devido à sua generosidade, modestia e sentido de humor. É hoje conhecido como o santo da alegria.
Dirigia as orações no oratório da Igreja de São Girolamo para um grupo de padres. Em breve, alguns leigos juntaram-se-lhes. Filipe pedia-lhes que trabalhassem em hospitais e recolhessem esmolas para os pobres. A liderança de Filipe nos encontros do oratório causou alguma controvérsia e foi acusado de ser abertamente ambicioso. Consegui defender-se destas calúnias e, em 1575, o seu grupo foi reconhecido como uma nova Ordem: a Congregação do Oratório. Filipe não exigiu votos formais dos seus membros e cada casa da Ordem era dirigida de forma independente. No final da sua vida, Filipe era conhecido como o “Apóstolo de Roma” pelos seus esforços para incutir novas dinâmicas na Igreja.


Oração a S. Filipe de Neri
Filipe, meu glorioso padroeiro,
para quem o elogio nunca foi importante,
nem mesmo a estima dos homens,
faz com que o meu Senhor e Salvador
me conceda também a mim esta virtude
através da tua intercessão.
Tão altivos são os meus pensamentos,
tão desdenhosas as minhas palavras,
tão ambiciosas as minhas obras.
Pede para mim a humildade que tu tinhas,
consegue-me o conhecimento da minha insignificância,
para que possa regozijar-me quando for desprezado
e sempre procurar ser grande
unicamente aos olhos de meu Deus.

Card. John Henry Newman

1 comentário:

Anónimo disse...

gostaria de saber mais sobre sao felipe neri.será q vcs podem me ajudar.
meu e-mail é lilianleiterodrigues@yahoo.com.br