quinta-feira, 15 de maio de 2008

O AMOR VÊ O AMOR

Agradecemos ao amigo Carlos pelo envio destas imagens e respectivas legendas.
Lealdade a um Amigo

Um cão foi visto no meio de uma movimentada avenida tentando cuidar de um amigo que tinha sido atropelado. Usando as patas tentava 'acordá-lo'... mas este estava já morto.
O cão tentava empurrar o seu amigo para fora da estrada.

Quando alguém se aproximava para ajudar, ladrava-lhes para os impedir de chegar perto.


Apesar do tráfego intenso, não abandonou o seu amigo.


É em situações como estas que se reconhecem os verdadeiros Amigos.
Uma Lição de Vida, sem dúvida.



Olhando para este caso, não posso deixar de reflectir sobre verdadeiro significado do amor, da entrega ao outros pelo outro e não apenas por aquilo que possa receber disso. A melhor lição de Vida e de Amor é, sem dúvida a de Jesus Cristo. Mas como alcançar, conhecer e experimentar tal amor?
Curiosamente, esta quarta feira, o papa Bento XI, afirmou o seguinte:
«Não se penetra no coração de Deus com racionalizações, mas com a experiência do amor».
«Na simplicidade das imagens, encontramos mais verdade que nos grandes conceitos» e é através desta imagens que alcançamos o verdadeiro rosto de Deus. E Deus tem um rosto concreto: Jesus Cristo.
«No final, o amor vê mais que a razão. Onde existe a luz do amor, as trevas da razão desvanecem-se; o amor vê, o amor é um olhar e a experiência nos dá muito mais que a reflexão. Boaventura viu em São Francisco o que significa esta experiência: é a experiência de um caminho muito humilde, muito realista, dia após dia, é caminhar com Cristo, aceitando a sua cruz.»
«Quando alguém encontra a luz da verdade, dá-se conta de que é uma luz para todos; desaparecem as polémicas e é possível entender-se mutuamente, ou ao menos falar um com o outro, aproximar-se», afirmou o Papa ao concluir a sua meditação.
«O caminho do diálogo consiste precisamente em estar próximo de Deus em Cristo, na profundidade do encontro com Ele, na experiência da verdade, que nos abre à luz e nos ajuda a sair ao encontro dos demais: a luz da verdade, a luz do amor».
«Ao fim e ao cabo, tomai o caminho da experiência, da experiência humilde da fé, cada dia. Então, o coração se faz grande e pode ver e iluminar também a razão, para que veja a beleza de Deus».

Sem comentários: