segunda-feira, 19 de maio de 2008

É BELO SER JOVEM


O segredo e a beleza de uma juventude permanente é viver aberto à esperança, algo que só é possível através do encontro real com Jesus Cristo, disse Bento XVI neste passado domingo a muitos jovens reunidos em Gênova.
«É belo ser jovens; todos querem sê-lo», reflectiu; é que «a juventude tem ainda todo o futuro pela frente», e futuro significa «tempo de esperança».
São muitas as inquietações de um jovem: «Encontrarei um lugar de trabalho? Encontrarei casa? Encontrarei o amor, que será o meu verdadeiro futuro?».
Ao invés de consumir a vida, «é importante escolher as verdadeiras promessas que abrem ao futuro, ainda com renúncias – sublinhou o Papa. E quem escolheu Deus, tem, ainda na velhice, um futuro sem fim e sem ameaças diante de si».
«Ser jovem implica ser bom e generoso», continuou Bento XVI; e «a bondade em pessoa é Jesus, a quem conheceis ou a quem o vosso coração procura».

Ponto de partida: o encontro com Cristo
«Para encontrar o amor com Cristo, para encontrá-lo realmente como companheiro de vida, temos antes de tudo de conhecê-lo, como os dois discípulos que o seguem seguindo a indicação de João Batista e lhe perguntam: ‘Mestre, onde moras?’», «porque querem conhecê-lo de perto», explicou o Papa.
E «entrar numa relação pessoal» e real com Cristo «exige o conhecimento da Palavra de Deus, sobretudo do Evangelho, onde o Senhor fala connosco».
«Essas palavras nem sempre são fáceis, mas entrando nelas, entrando em diálogo, tocando à porta da Palavra, dizendo ao Senhor: ‘Abre-me!’, encontramos realmente palavras de vida eterna para hoje, actuais como o foram noutro momento e como o serão no futuro».
«Há tantas dimensões para conhecer de Jesus!», constatou o Santo Padre, aludindo igualmente ao «importante caminho» da ajuda aos pobres e necessitados, oferecendo tempo aos outros, e «naturalmente também à vida dos santos, que ajudam a encontrar o verdadeiro rosto de Jesus».
«Quanto mais somos amigos de Jesus, mais podemos abrir o coração aos outros, para que também eles sejam verdadeiramente jovens».

Enviados da Esperança.
No final do encontro, Bento XVI entregou o Evangelho – como sinal de envio missionário – a alguns jovens, em representação daqueles que empreenderão a missão dos jovens aos jovens. «Anunciai Cristo Senhor, esperança do mundo», disse-lhes.
«Estai unidos, mas não fechados. Sede humildes, mas não temerosos. Sede simples, mas não ingénuos. Sede reflexivos, mas não complicados. Entrai em diálogo com todos, mas sede vós mesmos».
E exortou: «Permanecei em comunhão com os vossos Pastores; eles são ministros do Evangelho, da Divina Eucaristia, do perdão de Deus», «pais e amigos, companheiros do vosso caminho».
«Vós precisais deles, e eles – todos nós – precisamos de vós», reconheceu o Papa.
«Cada um de vós, se permanecer unido a Cristo e à Igreja, pode fazer grandes coisas», foi o desafio deixado pelo Santo Padre aos jovens.

Sem comentários: