quinta-feira, 13 de março de 2008

COMPANHEIROS DE JESUS

São membros da Companhia de Jesus, uma Ordem Religiosa, mas são também conhecidos por jesuítas.
São três e, mais concretamente, estão ainda em formação, na etapa chamada ‘noviciado’. O noviciado é a fase inicial da formação do jesuíta. Dura dois anos. Ao contrário do resto da formação, é um tempo mais ‘virado para dentro’ para permitir um encontro mais sereno e autêntico com Deus e assim discernir o seu chamamento para esta vida de serviço. A província portuguesa conta, actualmente, com 13 noviços.

São eles o Ricardo Barroso de 21 anos, de Almada, o João de Brito, de 22, vindo de Lisboa e o Miguel Melo, homem do norte (Famalicão) e com 21 anos. Estão de passagem pela Covilhã, onde reside uma comunidade de Jesuítas, para a "prova de inserção" durante toda a quaresma.

O Voc-Acção encontrou-se com eles. Muito gentilmente, partilharam connosco a sua vivência e esperanças. Aqui vo-las deixamos em vários episódios. Aqui vai a primeira parte, a cargo do Ricardo:

Como conheceste a Companhia de Jesus?
R : Conheci a Companhia de Jesus, num contexto muito particular. O da minha própria conversão.
Converti-me relativamente tarde, era proveniente de uma família agnóstica, sem qualquer formação cristã, e nesse caminho de conversão, cruzei-me com os Jesuítas, na Paróquia da Charneca da Caparica em Almada, onde recebi a Primeira Comunhão.


O que mais te fascina em S. Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, e Francisco Xavier, outro grande jesuía?
R : Fascina-me que essas figuras não eram grandes mas muito pequenas, muito simples, muito humildes. Foi essa sua pequenez que permitiu abrirem-se de forma radical a Cristo.
Procuravam incessantemente no seu dia-a-dia, encontrá-Lo, conhecê-Lo e viverem não para a si, mas sempre na esperança de se orientarem para a Maior Glória de Deus. Só esta vivência interior, bem enraizada na pessoa de Jesus, os conduziu á procura no discernimento da Sua vontade, e só na Sua vontade realizaram na sua pequenez a grandeza da missão a que se souberam chamados.

Sem comentários: