segunda-feira, 17 de março de 2008

COMPANHEIROS DE JESUS (III)


Eis a última parte dedicada aos nossos amigos noviços da Companhia de Jesus. É a vez do João que respondeu a uma das nossas questões e ainda deixou uma mensagem aos jovens.
A ele, ao Ricardo e ao Miguel, desejamos uma boa caminhada na descoberta da vontade de Deus na resposta aos desafios do mundo actual e às necessidades da Igreja.

Quais os maiores desafios na resposta ao chamamento de Deus?
Escolher que o meu futuro, daquele dia em diante, é um futuro na Companhia de Jesus traz um conjunto de desafios, o encontro com os próprios limites a par do encontro com capacidades não imaginadas. Alguns limites há a superar, pela maior glória de Deus, outros a aceitar como condição própria, a amar como Deus me ama tal como sou, tal como estou. O grande desafio é esse mesmo de me ver, a Deus e a tudo o que me rodeia segundo uma outra lógica que não a do que eu sou ou não capaz de fazer. O apelo de Deus é antes de mais a aposta, que à primeira sinto absurda, de Quem me chama para algo tão maior do que eu. “Porquê eu? Logo eu?! Não sou capaz...” Mas Ele é o Bem eterno, sabe do que fala, e aceito. Acontece que esse convite, que não é aceite um dia, mas a cada dia, leva-me a estruturar toda a vida de hoje em diante não a partir de mim, não a partir de uma ideologia, mas a partir de uma pessoa, Cristo, para todas as pessoas. Uma Páscoa, um êxodo, um sair de mim mesmo, como Jesus de Quem diziam: “Está fora de Si!”. É essa a nova lógica, o novo olhar sobre tudo, o grande desafio. Uma vida onde se deixa de olhar tanto para si mesmo, onde o próprio deixa de ser o centro e o que importa é alegrar, dar a paz, introduzir o outro na experiência de Deus, do Deus libertador. Como êxodo, atravessa-se o deserto de não olhar mais ao bem-estar próprio, com esperança numa terra prometida, essa felicidade de viver pelo outro, mas que é uma terra desconhecida. Da qual, portanto, se foge por medo, porque não se conhece, porque ainda não se confia totalmente n’Aquele de Quem se recebeu a promessa. O grande desafio é ter, de uma forma adulta, a confiança de uma criança.

Uma mensagem aos jovens…
Toda a humanidade, mulheres e homens, somos chamados por Cristo, cada dia, a transformar o mundo em Reino de justiça e de paz, onde estivermos, como estivermos, professemos o credo ou ideologia que professarmos, ou sem professar um ou outro. Que mensagem dar aos jovens? Procurar sempre três coisas que cada vez mais vejo interligadas: a felicidade, a liberdade e a justiça. A felicidade que só é verdadeira na liberdade, e a liberdade que procura sempre a realização da justiça. Ninguém é feliz se não for livre e só é livre aquele que trabalha por libertar os outros. Seja como padres, seja como religiosos(as), seja na apaixonante missão dos leigos, Cristo chama-nos a participar na realização do seu projecto de amor e justiça para a humanidade, o Reino. Façamo-nos ao largo, não tenhamos medo – Ele está e estará sempre connosco até ao fim.
Se quiseres conhecer um pouco melhor o carisma e as actividades ligadas à Companhia de Jesus, descobre o novo site da Pastoral Juvenil da Província Portuguesa dos Jesuítas: http://www.essejota.net/