sexta-feira, 14 de março de 2008

CHIARA LUBICH, Testemunha da Unidade

Chiara Lubich, com 88 anos, concluiu a sua viagem terrena esta noite, 14 de Março de 2008, às 2 da manhã, na sua morada em Roma, aonde tinha regressado, após um internamento hospitalar.
É no meio da Segunda Guerra mundial, num clima de ódio e violência e por ocasião do bombardeamento de Trento, que a jovem Chiara, na altura com 20 anos, faz a descoberta da sua vida: Deus Amor. Essa experiência dará um rumo novo e decisivo na sua vida. Uma descoberta que ela define como “fulgurante”, “mais forte do que as bombas que atingiam Trento”, e que foi imediatamente comunicada e compartilhada por suas primeiras companheiras. Juntas passam a construir e realizar o desejo que Jesus expressou no seu Evangelho: “que todos sejam um", ou seja, o seu projecto de unidade para a família humana.
O seu nome de batismo é Silvia. Assume o nome de Chiara, fascinada pelo radicalismo evangélico de Santa Clara de Assis, dando também ela o seu sim a Deus Esta escolha radical marca a primeira etapa de um caminho na busca apaixonada da Verdade, de um conhecimento mais profundo de Deus.
A primeira experiência acontece nos anos 40, quando Chiara e suas primeiras companheiras partilham seus poucos bens com os pobres dos bairros mais necessitados de Trento. É então que as promessas evangélicas se realizam: “Dai e vos será dado”; “Pedi e recebereis”. Em plena guerra chegam, com uma abundância inesperada, alimentos, roupas e medicamentos para que fossem atendidas muitas necessidades.
É assim que nascerá o Movimento dos Focolares sob a Espiritualidade da Unidade, centralizada no Amor e na Unidade.
Um número cada vez maior de homens e mulheres, das mais diversas categorias sociais, idades, raças e culturas vão encontrar um rumo para as suas vidas nesta nova espiritualidade que nasce na Igreja. Depois de alguns anos, unem-se aos católicos cristãos de outras Igrejas, judeus e seguidores de outras religiões, além de pessoas sem uma convicção religiosa, de 182 países.

Sem comentários: