segunda-feira, 7 de junho de 2010

JERZY POPIELUSKO, novo bem aventurado


Foi ontem beatificado o padre polaco Jerzy Popielusko. A cerimónia ocorreu em Varsóvia perante 150 mil fiéis, entre os quais esteve presente a sua mãe de idade centenária.
Este sacerdote foi assassinado há 25 anos pela polícia do então regime comunista. Tinha 37 anos. Era, entre outras funções, capelão do movimento sindical Solidaridade. Bento XVI, de visita a Chipre, lembrou que o "seu serviço de paixão e o seu martírio são um sinal especial da vitória do bem sobre o mal".
Jerzy Popielusko foi considerado mártir, simbolizando para os polacos a luta comum da oposição democrática católica contra o regime totalitário. Contudo, mais do que motivações políticas, eram as convicções da fé, da justiça e da verdade que moveram o sacerdote na defesa dos seus compatriotas, nomeadamente os operários.
As suas “missas patrióticas” reuniam milhares de fiéis, suscitando a cólera do regime. A 19 de Outubro de 1984 era raptado por oficiais da polícia política. Torturado até à morte, o seu corpo foi descoberto dias depois no rio Vístula, a 120 quilómetros de Varsóvia.

Para melhor conhecer a vida do novo bem-aventurado Jerzy Popielusko clica no link seguinte:
http://sdpv.blogspot.com/2007/11/jerzy-popieuszko-verdade-vos-libertar.html

Sem comentários: