sábado, 19 de junho de 2010

FRANCISCANA HOSPITALEIRA, um encontro enamorado com Cristo (parte II)


Publicamos hoje a segunda parte da entrevista realizada com a Irmã Paula André, Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição e natural da Guarda. Tendo professado solenemente no sábado passado, recordamos convosco o seu itinerário vocacional, a sua percepção da realidade e desafios actuais. Por fim, deixa uma mensagem para todos os jovens.

Voc AcçãoQual o teu percurso até agora?
Ir. Paula - Iniciei a meu percurso formativo em 1997, em Vila Nova de Gaia, onde fiz o meu aspirantado, primeira etapa; no ano seguinte fui para o Porto, onde fiz o Postulantado; em Setembro de 1999 iniciei o Noviciado em Santo Tirso; fiz o meu estágio como noviça no Lar de S. Francisco em Guimarães e de regresso a Santo Tirso professei temporariamente a 16 de Setembro de 2001. Nesse mesmo ano fui enviada em missão ad gentes para S. Tomé e Príncipe, onde trabalhei na promoção da mulher, na pastoral e no apoio a crianças com dificuldades de aprendizagem escolar. Após 3 anos regressei a Portugal, para integrar a Fraternidade de Viana do Castelo, onde estudei, trabalhei na Pastoral Juvenil vocacional da Diocese e da Província à qual pertenço na Congregação. Em 2009, fui transferida para Fátima, onde fiz um ano intensivo de formação e a preparação para a profissão definitiva.

V.A. – No teu entender, quais os novos desafios para a Congregação e vida religiosa em geral?
Ir. P. - O grande desafio para nós religiosas/os, sacerdotes e cristãos é a fidelidade a Cristo, ao Seu chamamento, numa atitude de Fé e certeza de que somos as Suas mãos, os Seus pés, o Seu coração misericordioso no mundo de hoje.

V.A. – Uma mensagem e desafios aos jovens.
Ir. P. - Queridos jovens, quando Deus nos chama a uma missão na vida, na Igreja e no mundo, não há coração que resista, e se tivermos essa pretensão, jamais seremos felizes. Cultivai a escuta do divino e encontrareis o querer de Deus a vosso respeito.
Ir. Paula em actividade com jovens

À Irmã Paula André, assim como às irmãs Cecília e Fernanda que professaram com ela, desejamos as maiores bênçãos de Deus na sua entrega generosa ao seu Reino.

Sem comentários: