quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Santa ESCOLÁSTICA, o poder de um coração suplicante


Escolástica nasceu na Itália, por volta do ano 480, perdendo a sua mãe no parto. Era irmã gémea do grande São Bento, pai do monaquismo.

Gémea de Bento, tornou-se também gémea de busca de santidade e missão, já que ambos tiveram percursos semelhantes. A vida totalmente consagrada a Deus de Escolástica começou até antes do irmão; porém, foi aprofundada quando seguiu o irmão até que este se instalou no mosteiro de Monte Cassino, perto de Nápoles. Escolástica fundou, poucos quilómetros para sul, uma comunidade de religiosas seguidora da regra beneditina que preconiza o trabalho e a oração, a meditação e a leitura espiritual.

Física e espiritualmente, Escolástica manteve-se próxima do irmão.


Relata-nos o Papa São Gregório Magno, na sua obra “Diálogos” que Escolástica e Bento embora morassem perto, apenas se encontravam uma vez ao ano numa casa intermédia. Daí que, no encontro que seria o último, Santa Escolástica pediu ao irmão que desta vez ficasse, a fim de se enriquecerem em conversas santas até ao amanhecer, mas foi repreendida pelo irmão, pois seria causa de transgressão da Regra.

Diante da resposta negativa do irmão e com o coração pulsando de amor fraterno, Santa Escolástica entrelaçou as mãos, baixou a cabeça e rapidamente conversou com Deus. De repente, levantou-se um tamanha tempestade que São Bento ficou impedido de sair com seus irmãos.

Vendo o irmão zangado, Santa Escolástica esclareceu: "Pedi-te a ti e tu não me ouviste; pedi ao Senhor e ele me ouviu. Vai-te embora, se puderes, volta para o teu mosteiro".

Depois daquela providencial partilha de graça e oração, São Bento regressou ao mosteiro e passados três dias percebeu numa visão a morte de sua irmã que subia ao céu sob a forma de uma pomba.

Sem comentários: