quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

JOSÉ SANCHEZ DEL RIO, a coragem assistida pela fé

José Sanchez del Rio nasceu no México a 28 de Março de 1913.

No dia 10 de Fevereiro de 1928, quando foi martirizado, tinha apenas 14 anos.

Foi beatificado juntamente com outros mártires mexicanos da perseguição religiosa (1926-1929), conhecida como “guerra cristera”.

Apesar de muito jovem, assistia como podia os irmãos comprometidos na luta de resistência na defesa dos seus valores e fé cristã. Surpreendido numa emboscada, José cedeu espontaneamente o seu cavalo ao líder da resistência, caindo assim nas mãos dos perseguidores. Um dos testemunhos do martírio foi a carta que José enviou a sua mãe na segunda-feira 6 de Fevereiro de 1928, na qual dizia:

«Minha querida mãe: Fui feito prisioneiro em combate neste dia. Creio que nos momentos actuais vou morrer, mas não importa, nada importa, mãe. Resigna-te à vontade de Deus; eu morro muito feliz porque no fim de tudo isto, morro ao lado de Nosso Senhor. Não te aflijas pela minha morte, que é o que me mortifica. Antes, diz aos meus outros irmãos que sigam o exemplo do mais pequeno, e tu faz a vontade do nosso Deus. Tem coragem e manda-me a tua bênção juntamente com a de meu pai. Saúda a todos pela última vez e tu recebe por último o coração do teu filho que tanto te quer e tanto desejava ver-te antes de morrer».


Sem comentários: