terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

CONCEDE-ME, SENHOR...


«Este povo honra-Me com os lábios,

mas o seu coração está longe de Mim»

cf. Mc 7,1-13



Que eu não deseje nada fora de Ti. [...]

Concede-me frequentemente que eleve o meu coração até Ti

e, quando fraquejar, que me arrependa da minha falta com pesar,

com o firme propósito de me corrigir.

Concede-me, Senhor Deus, um coração vigilante

que nenhum pensamento estranho afaste para longe de Ti;

um coração nobre que nenhuma afeição indigna abata;

um coração recto que nenhuma intenção equivoca desvie;

um coração firme que nenhuma adversidade quebre;

um coração livre que nenhuma paixão violenta domine.


Confere-me, Senhor meu Deus, uma inteligência que Te conheça,

um ardor que Te procure, uma sabedoria que Te encontre,

uma vida que Te agrade, uma perseverança que Te espere com confiança

e uma confiança que por fim Te possua.

Confere-me pela penitência ser atribulado com aquilo que Tu suportaste,

usar no caminho da Tua protecção pela graça,

gozar das Tuas alegrias, sobretudo na pátria pela glória.

Ó Tu que, sendo Deus, vives e reinas

por todos os séculos. Ámen.


São Tomás de Aquino (1225-1274),

teólogo dominicano, Doutor da Igreja


Sem comentários: