quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

FAZENDA da ESPERANÇA em PORTUGAL

O amor vence tudo”.

Estas palavras de Nelson Giovanelli são fruto da experiência que ele, juntamente com um franciscano alemão fr. Hans Stapel, viveram ao dar início àquilo que hoje é conhecido por Fazenda da Esperança. Em 1983, decidiram pôr em prática o Evangelho de Jesus em prol dos jovens marcados pela droga. Passaram a viver juntos, partilhando o que mais falta fazia: esperança e dignidade de vida alicerçadas na Palavra de Deus.

Ao longo de mais de 25 anos, a iniciativa propagou-se a todo o Brasil e existe já em mais de 10 países, desde a América Latina até à Filipinas, passando por Moçambique, Rússia e Alemanha. Em Portugal está em fase de lançamento a fundação da primeira Fazenda, precisamente em Maçal do Chão, Celorico da Beira, na nossa diocese.


Estiveram connosco, esta semana, o responsável europeu, Christian Heim, sacerdote alemão e Marcelo, um jovem brasileiro, que nos falaram sobre esta iniciativa.

Esta “coisa de Deus”, tal como afirmou Bento XVI quando conheceu a Fazenda na sua visita ao Brasil, em Maio de 2007, sustenta-se no “tripé” TRABALHO – CONVIVÊNCIA – ESPIRITUALIDADE. Esta instituição não apenas procura dar a mão àqueles que a sociedade marginaliza mas também proporciona a toda a Igreja uma vivência concreta do Evangelho. O Pe. Christian Heim afirma ter aí descoberto a sua vocação, numa experiência de alguns meses, há já mais de 20 anos. Este sacerdote, de 42 anos de idade, explicou que todo o processo pretende ser “uma vitória sobre o egoísmo no qual o ser humano cai”, reaprendendo os valores e a necessidade de se dar. Isso consegue-se “experimentando Deus pelo amor” nas tarefas manuais, na aceitação dos limites próprios e dos outros e, especificamente, através da meditação e vivência quotidiana de uma palavra evangélica.

Marcelo é uma das muitas “histórias felizes” das Fazendas. Agora com 36 anos, recorda os anos “perdidos” que a droga lhe roubou. Quando procurou a Fazenda da Esperança, recorda, “não queria somente para de usar droga… isso era muito pouco porque a droga era uma consequência dos meus actos e atitudes. Eu queria conhecer um caminho, um estilo de vida diferente.” Essa opção permitiu-lhe reencontrar-se com a vida e com Deus. De tal maneira que, hoje, é voluntário numa das 4 Fazendas existentes na Alemanha, procurando retribuir a esperança a novos jovens.


Embora nascida na Igreja católica esta “Família da Esperança” (associação responsável das Fazendas e que engloba todos os seus participantes) não impõe esta nova forma de vida, apenas a propõe. Durante um ano, os jovens que manifestem a vontade de “recuperar a esperança” vivem em pequena comunidade familiar onde aqueles que chegam são “carregados” por aqueles que estão numa fase mais avançada, antes de “carregar” aqueles que virão posteriormente. “Recebestes de graça; dai de graça” recorda-nos o Evangelho.

Esta experiência, radicalmente diferente e exigente, já “recuperou” mais de 10 mil jovens e constitui um verdadeiro desafio a toda a Igreja para que redescubra a beleza de viver a fé, partilhando a esperança na caridade.


Para saber mais:

www.fazenda.org.br

http://www.fazendadaesperancamacaldochao.blogspot.com/

Sem comentários: