domingo, 19 de julho de 2009

EU AMO...


Eu amo sempre os desprezados e os esquecidos,
Como a abelha prefere a flor desconhecida da colmeia;
É mais puro e abundante o mel das flores ignoradas
E mais suave a bondade das pessoas que ninguém lembra...
Eu amo os que têm fome porque ao dar-lhes do meu pão,
O gesto com que o recebem abençoa o pão das minhas searas.
Eu amo todos os que sofrem, porque a sua virtude é como a das plantas cheirosas,
Que quanto mais as torturam e pisam mais alto elevam o perfume...
Eu amo todos os vencidos, se a luz da consciência os guiava no combate.
E respeito os triunfadores se espalham os loiros no túmulo dos que veceram.
Eu amo os pobrezinhos que sobem, rezando, a escada do meu lar,
Porque a sua oração purifica a minha casa, deixando nela a paz dos templos.
Eu amo os que cantam no trabalho, porque nas suas lágrimas corre heroísmo.
Amo tembém os que são felizes, se na sua casa sempre aberta,
Se lembram os desventurados que andam, pelo mundo, sem esperança.
Eu amo, enfim, a dor e a alegria quando elas se ajudam, nos homens,
Como se casam a sombra e a luz, para fazerem um quadro de maravilha.

Nuno de Montemor
em "Amor de Deus e da Terra"

Sem comentários: