domingo, 24 de janeiro de 2010

São FRANCISCO de SALES, padroeiro dos jornalistas e educadores dos surdos


Francisco de Sales nasceu no seio de uma família rica no sul de França. Desde criança, ele sentiu o chamamento para a vida religiosa, mas o seu pai queria que ele seguisse uma carreira política ou jurídica. Então, chegaram a um acordo: Francisco estudou num colégio jesuíta em Paris e, em seguida, ingressou na universidade de Pádua onde se licenciou em direito. Depois de Francisco ter recusado a oferta de um cargo no governo, seu pai aceitou finalmente o desejo do filho de integrar o clero. Em 1593, Francisco foi ordenado sacerdote.

Pouco depois, ele foi nomeado assistente do bispo de Genebra. No entanto, o bispo tinha estabelecido a sua sede na cidade francesa de Annecy porque Genebra estava sob controlo dos protestantes. Efectivamente, a maioria das pessoas que vivia na região à volta da margem sul do Lago Genebra, chamada Chablais, era protestante.

Fé e vontade pura

O bispo deu a Francisco a enorme tarefa de trazer os cerca de 60 mil residentes de Chablais de volta ao catolicismo. Para chegar às pessoas, Francisco escreveu e distribuiu folhetos que enumeravam as crenças básicas da Igreja. Finalmente, depois de ter passado muitas dificuldades e sobrevivendo a duas tentativas de assassinato, o Santo teve sucesso. A sua coragem e grande determinação fizeram com que ele conseguisse conquistar o respeito das pessoas e a maioria delas converteram-se.

Em 1602, Francisco é nomeado bispo de Genebra. Como bispo, o santo tornou-se famoso por causa dos seus sermões e cartas. O seu livro, intitulado “Uma Introdução à Vida Devota”, publicado em 1608, continua a ser um clássico da literatura cristã. Apesar da sua crescente fama como escritor, Francisco nunca descuidou os seus deveres sacerdotais.

Ele faleceu aos 55 anos, amado pelos seus fiéis pela sua amabilidade e simplicidade.


No seu rasto

Enquanto viajava por Itália, Francisco tornou-se amigo de um surdo-mudo. Naquela época, as pessoas que tinham problemas de audição e de fala eram muitas vezes vistas com supersticiosa desconfiança, e não existia educação especial para elas.

Utilizando a sua própria forma de linguagem gestual, Francisco ensinou ao seu amigo o catecismo e preparou-o para a sua Primeira Comunhão. Este foi o início da Sociedade de São Francisco de Sales para a educação dos surdos.

Hoje em dia, muitas escolas e programas para as pessoas surdas receberam o nome de Francisco.


Também podes ajudar as pessoas da tua comunidade com problemas auditivos oferecendo-te como voluntário. Tenta nem que seja por um momento imaginar como seria diferente a tua vida quotidiana se não pudesses falar com os teus familiares e amigos, exprimir uma necessidade através de palavras e de modo compreensível para quem te circunda, comunicar a tua felicidade ou a tua tristeza. Aprendendo a linguagem gestual poderias romper este muro de silêncio que muitas vezes isola os indivíduos que sofrem dessa deficiência.


in “Pessoas comuns, Vidas extraordinárias”

Sem comentários: