sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

LAURA VICUÑA, bem-aventurada pelo dom da vida


Juntamente com a mãe e Amanda, sua irmã mais nova, a jovem Laura deixa o Chile, o seu país natal, em plena revolução. Transpõem as montanhas da Argentina, chegando à cidade de Junin. É confiada ao colégio das Irmãs Salesianas que passam a ser a sua nova família pois, desde a morte do pai, não conheceu nem paz nem alegria estável de um lar.


No colégio, cresce em sabedoria e graça. A sua vida divide-se entre o fascínio da vida religiosa que deseja abraçar por amor a Jesus e a tristeza de descobrir que a sua mãe, escrava numa fazenda, se sujeitava a todas as exigências do seu patrão. Ela mesma, uma bela adolescente de 11 anos, é assediada nas férias mas consegue esquivar-se.

É na sua ligação a Deus, alimentada pela oração e pela eucaristia, que Laura encontra força e coragem para enfrentar a adversidade.


Assim, no dia 13 de Abril de 1903, decide oferecer a sua vida a Deus pedindo-Lhe que a sua mãe se liberte da escravidão. Assim acontecerá no dia 22 de Janeiro de 1904. Laura ainda não tem 13 anos. Nesse dia, a sua mãe, consciente do sacrifício da filha, confessa-se e comunga. Para ela começa uma nova vida, sem a sua Laura mas com Deus reencontrado.


Após vários milagres por sua intercessão, o papa João Paulo II beatificou-a em 1988, propondo-a como modelo toda a juventude.

Sem comentários: