sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

SEMANA PELA UNIDADE (VIII)

8º Dia:
ORAI SEM CESSAR
PARA QUE TODOS
SEJAM UM

“Vivei em paz entre vós”
(1 Tes 5, 13b)


Deus deseja que os seres humanos vivam em paz entre si. Esta paz não é simplesmente uma ausência de guerra ou de conflitos. Pois o shalom (paz) querido por Deus nasce de uma humanidade reconciliada, de uma família humana que compartilha e reflecte em si aquela paz que só Deus pode dar.
Porque esta paz é difícil, Deus chama-nos a ser instrumentos de paz nas suas mãos: artesãos da obra divina da reconciliação! A paz, como a unidade, é ao mesmo tempo dom de Deus e apelo à nossa participação.
A oração de Jesus pela unidade de seus discípulos não foi nem um mandamento, nem uma exigência, mas uma invocação ao Pai na véspera da sua entrega na cruz. Foi uma oração que jorrou do mais profundo do seu coração e da sua missão, no momento exacto em que Ele prepara os seus discípulos para os tempos a vir: “Pai, que eles sejam um”.
O momento presente deve ser, para nós, uma ocasião de arrependimento. Pois as nossas divisões contradizem duramente a oração de Jesus pela unidade e a exortação de Paulo para vivermos em paz entre nós.
Renovemos, hoje, o nosso compromisso de ser artesãos da paz e da unidade desejadas por Cristo Jesus.

Oração:
Senhor,
fazer que sejamos um:
“um” nas nossas palavras,
para que vos elevemos uma oração
humilde e em comum;
“um” no desejo e na promoção da justiça;
“um” no amor fraterno,
para Vos servir na pessoa dos irmãos
e irmãs mais necessitados;
“um” na esperança de vermos a vossa face.
Senhor,
fazei que sejamos “um” em Vós.
Ámen.

Sem comentários: