sábado, 31 de julho de 2010

DIÁCONO, vocação de testemunho e serviço


No passado dia 27 de Junho, foram ordenados dois sacerdotes e quatro diáconos. Um destes, o João Marçalo, de 24 anos de idade e natural do Colmeal da Torre, aceitou partilhar connosco um pouco da sua caminhada, nomeadamente a do último ano, o chamado estágio pastoral que decorreu no arciprestado de Trancoso.


Voc Acção - Que “frutos” colheste deste ano pastoral?
João - Gostava de começar por dizer que este foi um ano de sementeira, e de cultivo.
Em primeiro lugar porque foi ano de transição, de conhecimento, de contacto, e de estabelecer relações, sem elas não seria capaz de compreender as circunstâncias pessoais e culturais em que vivem as comunidades.
Em segundo lugar é impossível colher aquilo que não se planta; nesse sentido o meu ano foi um ano de labuta, um ano em que compreendi as dificuldades da terra, e que aprendi a semear e a cultivar, com os semeadores que conhecem a terra. Entendi o significado do cultivo, do cuidar, senti algumas vezes a aridez e pó da própria terra; Gostei de perceber como crescem as plantas, que algumas têm necessidade de água e que outras não precisam dela.
Aprendi ao longo deste ano que só semeando na boa terra, regando-a paciente e amorosamente, é que algum dia Ele poderá colher bons frutos.

Voc AcçãoAgora que abraçaste uma nova condição na Igreja, que representa para ti o diaconado?
João - Duas palavras: testemunho e serviço.


Desejamos ao João um bom e frutuoso diaconado, no serviço da Igreja e de testemunho perante o mundo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sorriso, espelho da alma?
Assim sendo, com essa boa disposição à vista e com a ajuda do Mestre poderá ir looooooooooooooonge!