sábado, 3 de julho de 2010

ANTONIETTA MEO, cada passo por Jesus



Nennolina, como era carinhosamente conhecida, foi declarada venerável por Bento XVI em Dezembro de 2007, sendo apresentada como modelo de inspiração para as crianças. Morreu com cancro ósseo.
Antonietta nasceu em Itália, a 15 de Dezembro de 1930. Menina muito alegre e profundamente espiritual, ofereceu as suas dores como Jesus no Calvário, pela conversão dos pecadores, pelas almas do purgatório e para que não começasse a guerra. Foram muitas as cartas que escreveu a Jesus. Antes de aprender a escrever, ditava-as à mãe. Nas últimas, assinava ‘Antonietta e Jesus’. “Jesus, dá-me a graça de morrer antes de cometer um pecado mortal”, escreveu ela numa das cartas.
A 25 de Abril de 1936, por causa do cancro, têm de amputar a perna esquerda. A mãe recorda a Antonietta: “Filha: tu disseste que, se Jesus queria a tua mão, tu lha darias. Agora Ele pede que Lhe dês a tua perna.” Nennolina, simplesmente responde: “Dou a minha perna a Jesus”. Ofereceu todas as suas dores. De tal maneira se comprometeu nessa dádiva que, ao completar um ano desde a operação, fez questão de celebrar festivamente esse ano de oferecimento a Jesus.
Já com uma prótese, era muito doloroso caminhar, mas ela repetia com alegria: “Que cada passo que dou seja uma palavra de amor”. Ela sabe o valor do sofrimento. Por isso, a 28 de Janeiro de 1937, escreve: “Querido Jesus, sei quanto sofreste na Cruz. Quero oferecer-Te pequenas flores e ficar sempre a teu lado, na cruz vizinha, junto à tua mãezinha”.
Na sua última carta a Jesus, Nennolina escreveu: “Eu agradeço-Te por me teres mandado esta doença, pois é um meio para chegar ao paraíso. (…) E confio-te os meus pais e a Margherita”.
Faleceu no dia 3 de Julho de 1937. Viveu apenas 6 anos e meio, tempo suficiente para viver a santidade.
Dela, disse Bento XVI em 2007: “A sua vida, ao mesmo tempo tão simples e tão importante, mostra que podemos ser santos em todas as idades. (…) Cada etapa da nossa vida é boa para decidir amar verdadeiramente Jesus e para segui-l’O fielmente. Em poucos anos, Nennolina atingiu o cume da perfeição cristã que todos somos chamados a alcançar; ela percorreu a alta velocidade a auto-estrada que conduz a Jesus.”

Sem comentários: