segunda-feira, 26 de abril de 2010

AO SENHOR DA MESSE


Ao percorrer cidades e aldeias, Jesus enchia-se de compaixão pelo povo, porque, via as multidões cansadas e abatidas, “ como ovelhas sem pastor” (cf. Mt 9, 35-36). Do Seu olhar de amor brotava o convite aos discípulos: “rogai ao Senhor da Messe que envie trabalhadores para a sua Messe” (Mt 9, 38).
É este olhar de amor, do Senhor da Messe, que sensibiliza e move a Comunidade Hospitaleira, da Casa de Saúde Bento Menni, a reunir-se, ininterruptamente, em prece, em cada primeira 5ª feira do mês, convicta de que as vocações nascem, graças à mediação da Igreja orante.
O próprio Fundador da Obra Hospitaleira, no nº 69 das Constituições, mobiliza e orienta, as suas Irmãs, para a promoção da cultura vocacional: “Para que a nossa Congregação manifeste a Caridade do Pai na Missão Salvadora de Seu Filho e cresça cada dia mais, procuramos fomentar as vocações, empregando os meios adequados, sem esquecer nunca que o mais eficaz é o Testemunho”.
Como membros da comunidade cristã, sentimo-nos responsáveis e mediadores pela proposta vocacional sabendo que, esta acção, tem como dever anunciar e testemunhar a boa – notícia do chamamento a todo o ser humano, pois todos temos desejo de conhecer o sentido mais profundo da vida e o projecto que lhe dá consistência.
O nosso plano de Oração centra-se na Palavra de Deus, com diferentes dinâmicas, e envolve um grupo diversificado de fiéis: Irmãs, Colaboradores, doentes, voluntárias e, alguns membros da comunidade envolvente. Em família Hospitaleira procuramos acolher o pulsar da Igreja, na causa vocacional, acreditando que “a oração é o primeiro testemunho que suscita vocações” (Mensagem de Bento XVI para o 47º Dia Mundial de Oração pelas vocações); por isso, na Esperança e na alegria Pascal, queremos continuar a escutar e a responder ao apelo do Mestre: “Pedi ao Senhor da Messe que envie trabalhadores para a Sua Messe”.


(artigo do Serviço de Pastoral da CSBM)

Sem comentários: