quinta-feira, 4 de março de 2010

FAUSTINO PÉREZ MANGLANO, o sorriso de Deus

Faustino Pérez Manglano nasceu em Espanha a 4 de Agosto de 1946.

Apaixonado de futebol (fervoroso adepto do Valência C.F.), cinema, leitura, viveu intensamente a graça do seu baptismo: “Dizer sim a tudo o que é bem” era o seu lema. Sempre sorridente e com um coração de apóstolo: “Que aqueles que olharem para mim, vejam Cristo”.


Com 14 anos, iniciou um diário espiritual onde mistura resultados desportivos, vacinas recebidas, o seu amor pela Virgem Maria, os acampamentos de adolescentes, a sua vocação religiosa… Nessas páginas escritas, percebe-se o sofrimento, o entusiasmo e a fé através dos quais se edifica a alma de uma grande testemunha: “Quero tornar-me santo. Pela minha vida, devo dar testemunho de Cristo.”

Os seus três últimos anos de vida foram marcados pela doença (uma leucemia rara) e pela dor. Apesar da qualidade da sua existência ficar muito condicionada, não cedeu lugar à revolta: “Estou muito feliz. Quero sofrer por Cristo, que tanto sofreu por mim.”

No dia 3 de Março de 1963, com apenas 16 anos, Faustino adormece em Deus.

Jamais perdeu o sorriso.

Sem comentários: