sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

S. JOÃO DIEGO, vidente da Virgem de Guadalupe

S. Juan Diego nasceu em 1474 em Cuauhtitlán, México, conquistado pelo chefe Asteca Axayacatl em 1467. Quando nasceu recebeu o nome de Cuauhtlatoatzin, que quer dizer "que fala como águia" ou "águia que fala". Juan Diego pertenceu à mais numerosa e baixa classe do Império Asteca, sem chegar a ser escravo. Dedicou-se a trabalhar a terra e plantava árvores que logo vendia. Possuía um terreno onde construiu uma pequena moradia. Casou-se com uma nativa, e não tiveram filhos.

Entre 1524 e 1525 converteu-se ao cristianismo e foi baptizado juntamente com a sua esposa, recebendo o nome de Juan Diego e ela, o de Maria Luzia.

Antes da sua conversão Juan Diego já era um homem piedoso e religioso. Era muito reservado e de carácter místico, gostava do silêncio e estava acostumado a caminhar desde o seu povoado até o Tenochtitlán, a 20 quilómetros de distância, para receber instrução religiosa. Sua alma esposa, Maria Luzia faleceu em 1529. Nesse momento Juan Diego foi viver com um tio em Tolpetlac, a 14 km da igreja de Tlatilolco, Tenochtitlán. Durante uma das suas caminhadas para Tenochtitlán, que costumavam durar três horas através de montanhas e povoados, ocorreu a primeira aparição de Nossa Senhora, no lugar agora conhecido como "Capela do Cerrito", onde a Virgem Maria lhe falou no seu idioma, o náhuatl. Essas aparições ficaram conhecidas sob o nome de Guadalupe.

Juan Diego tinha 57 anos no momento das aparições, certamente uma idade avançada num lugar e época onde a expectativa de vida masculina pouco ultrapassava os 40 anos. Após o milagre de Guadalupe, Juan Diego foi viver num pequeno quarto junto à capela que alojava a Santa imagem, depois de deixar todos os seus haveres para seu tio Juan Bernardino. Passou o resto de sua vida dedicado à difusão do relato das aparições entre as pessoas do seu povo.

Morreu a 30 de Maio de 1548, aos 74 anos de idade. Juan Diego foi beatificado em Abril de 1990 pelo Papa João Paulo II, que igualmente o canonizou em 2002.


in grandessantosriodedeus

Sem comentários: