quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O ESPELHO de Santa CLARA


Neste dia de Santa Clara, transcrevemos parte da carta que ela escreveu a Inês de Praga.



“Feliz de quem pode gozar as delícias do sagrado banquete e unir-se intimamente ao coração de Cristo… Ele é o esplendor da luz eterna, o espelho puríssimo da acção divina. Olha continuamente para este espelho… contempla nele o teu rosto e procura adornar-te interior e exteriormente com as mais variadas flores das virtudes…


Neste espelho se reflecte esplendidamente a ditosa pobreza, a santa humildade e a inefável caridade, como podes observar, com a graça de Deus, em todas as suas partes. Ao começo do espelho, repara na pobreza d’Aquele que foi colocado no presépio e envolvido em panos. Oh admirável humildade, oh espantosa pobreza! O Rei dos Anjos, o Senhor do céu e da terra deitado num presépio!

No centro do espelho, observa como a humildade, ou a santa pobreza, suporta tantos trabalhos e tormentos para remir o género humano.

E no fim do espelho, contempla a caridade inefável que O levou à cruz e à morte mais infamante.


Por isso o próprio espelho, suspenso na cruz, exorta os transeuntes a considerar estas coisas, dizendo: Ó vós todos que passais pelo caminho, olhai e vede se há dor semelhante à minha dor.

Respondamos nós aos seus clamores e gemidos, com uma só alma e um só coração: a minha alma sempre o recorda e desfalece de tristeza dentro de mim. Abrasa-te cada vez mais neste amor, ó rainha do Rei celeste.”


Da carta de Santa Clara à Inês de Praga (séc. XIII)



Para melhor conheceres a história de Santa Clara, clica aqui:

http://sdpv.blogspot.com/2008/08/clara-de-assis-alegria-de-existir.html





Sem comentários: