sábado, 27 de fevereiro de 2010

KRISTIN HOLUM, de patins… até Deus

Kristin Holum deveria estar a competir nas olimpíadas de inverno que decorrem actualmente em Vancouver. Patinadora na modalidade de velocidade, Kristin era uma promissora atleta pois, com apenas 17 anos, participou brilhantemente em 1998 nos jogos realizados em Nagano, no Japão. É de referir que neste desporto atinge-se a maturidade por volta dos 30 anos. Kristin tem agora 29. Estes seriam os “seus” jogos. Mas ela decidiu de outra forma. Hoje, vive em Leeds, Inglaterra, e responde pelo nome de Irmã Catherine. Sim, consagrou-se a Deus!

“A patinagem de velocidade era uma imensa parte da minha vida. Encantava-me o desporto, porém tive este chamamento incrivelmente forte que me dizia que era tempo de seguir por outro caminho na vida”.


Tudo mudou através de uma iniciativa denominada “Crossroads”, uma causa pró-vida. No seu dizer, “comecei como uma cristã medíocre e confusa, acabando por me tornar uma fervorosa católica”. Era o princípio da sua conversão que a levaria, após a conclusão dos seus estudos em arte, ao “nosso” santuário de Fátima onde decidiu consagrar a sua vida a Deus: “É curioso ver como mudou a minha vida. Tive o maravilhoso privilégio de competir numa olimpíada, e agora sou abençoada servindo a Deus e a todos os desafortunados”.


Kristin ingressou nas Irmãs Franciscanas da Renovação que se dedicam a “trabalhar com os pobres, os indigentes e na evangelização”. Já como Ir. Catherine começou por servir em Bronx, em Nova York, antes de ser transferida para Inglaterra. “Quando dou o meu testemunho, é divertido ver a reacção dos rapazes ao dizer-lhes que já participei nos Jogos Olímpicos”. “Não sei exactamente o que as pessoas esperam normalmente de uma religiosa, mas creio que é bom saberem que os membros de uma ordem religiosa podem chegar de qualquer contexto ou forma de vida. No final, tudo é questão de compromisso com a mensagem do Evangelho”.


Mas… quanto às medalhas que ficaram por ganhar!?

“Não me é fácil pensar que as coisas pudessem ter sido diferentes para mim e ter participado noutras olimpíadas, mas definitivamente não era o caminho do Senhor para mim e, por Ele, não me arrependo nada de o ter tomado”.

Afinal, com ou sem patins, importa perceber que Deus dá sempre um rumo à vida onde o amor não é competição mas a melhor medalha. E esta já não foge de Kristin. Quero dizer, da Ir. Catherine.

+

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

FAZENDA da ESPERANÇA em PORTUGAL

O amor vence tudo”.

Estas palavras de Nelson Giovanelli são fruto da experiência que ele, juntamente com um franciscano alemão fr. Hans Stapel, viveram ao dar início àquilo que hoje é conhecido por Fazenda da Esperança. Em 1983, decidiram pôr em prática o Evangelho de Jesus em prol dos jovens marcados pela droga. Passaram a viver juntos, partilhando o que mais falta fazia: esperança e dignidade de vida alicerçadas na Palavra de Deus.

Ao longo de mais de 25 anos, a iniciativa propagou-se a todo o Brasil e existe já em mais de 10 países, desde a América Latina até à Filipinas, passando por Moçambique, Rússia e Alemanha. Em Portugal está em fase de lançamento a fundação da primeira Fazenda, precisamente em Maçal do Chão, Celorico da Beira, na nossa diocese.


Estiveram connosco, esta semana, o responsável europeu, Christian Heim, sacerdote alemão e Marcelo, um jovem brasileiro, que nos falaram sobre esta iniciativa.

Esta “coisa de Deus”, tal como afirmou Bento XVI quando conheceu a Fazenda na sua visita ao Brasil, em Maio de 2007, sustenta-se no “tripé” TRABALHO – CONVIVÊNCIA – ESPIRITUALIDADE. Esta instituição não apenas procura dar a mão àqueles que a sociedade marginaliza mas também proporciona a toda a Igreja uma vivência concreta do Evangelho. O Pe. Christian Heim afirma ter aí descoberto a sua vocação, numa experiência de alguns meses, há já mais de 20 anos. Este sacerdote, de 42 anos de idade, explicou que todo o processo pretende ser “uma vitória sobre o egoísmo no qual o ser humano cai”, reaprendendo os valores e a necessidade de se dar. Isso consegue-se “experimentando Deus pelo amor” nas tarefas manuais, na aceitação dos limites próprios e dos outros e, especificamente, através da meditação e vivência quotidiana de uma palavra evangélica.

Marcelo é uma das muitas “histórias felizes” das Fazendas. Agora com 36 anos, recorda os anos “perdidos” que a droga lhe roubou. Quando procurou a Fazenda da Esperança, recorda, “não queria somente para de usar droga… isso era muito pouco porque a droga era uma consequência dos meus actos e atitudes. Eu queria conhecer um caminho, um estilo de vida diferente.” Essa opção permitiu-lhe reencontrar-se com a vida e com Deus. De tal maneira que, hoje, é voluntário numa das 4 Fazendas existentes na Alemanha, procurando retribuir a esperança a novos jovens.


Embora nascida na Igreja católica esta “Família da Esperança” (associação responsável das Fazendas e que engloba todos os seus participantes) não impõe esta nova forma de vida, apenas a propõe. Durante um ano, os jovens que manifestem a vontade de “recuperar a esperança” vivem em pequena comunidade familiar onde aqueles que chegam são “carregados” por aqueles que estão numa fase mais avançada, antes de “carregar” aqueles que virão posteriormente. “Recebestes de graça; dai de graça” recorda-nos o Evangelho.

Esta experiência, radicalmente diferente e exigente, já “recuperou” mais de 10 mil jovens e constitui um verdadeiro desafio a toda a Igreja para que redescubra a beleza de viver a fé, partilhando a esperança na caridade.


Para saber mais:

www.fazenda.org.br

http://www.fazendadaesperancamacaldochao.blogspot.com/

BAGÃO FÉLIX FALA SOBRE SOBRE

«CARIDADE NA VERDADE»

Bagão Félix estará na Guarda, no dia 13 de Março, para falar da Encíclica «Caridade na Verdade»

do Papa Bento XVI.

A iniciativa, promovida pelo Secretariado Regional da Guarda da Conferência de Institutos Religiosos em Portugal, tem inicio marcado para as 10.00 horas e vai decorrer na Casa de Saúde Bento Meni. A participação é aberta a sacerdotes e leigos empenhados em Igreja na Diocese da Guarda.

Os interessados em participar devem fazer a inscrição até final de Fevereiro, na Casa da Rainha, em Gouveia, ou Sagrada Família, na Guarda. A inscrição é de cinco euros. Desde já agradecemos sua presença e de todos quantos querem participar nesta acção de formação.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

NO DESERTO...


“Foi levado pelo Espírito ao deserto…”
cf. Lc 4, 1-13

O deserto é o lugar da liberdade e da tentação. Da fidelidade a Deus e da dúvida. Do amor e dos egoísmos. Do caminho e da queda.
Jesus foi até lá para clarificar a sua identidade, para Se confrontar com os diferentes projectos de vida. E saiu de lá fortalecido. Vencedor sobre todas as tentações fáceis que lhe propunham ser menos.
Quaresma é o tempo de tu ires para o deserto. Não vais sozinho. Lá está Jesus, do teu lado. A fortalecer a tua decisão.

Para rezar:
Espírito Santo de Deus,
força de Jesus e minha força:
ampara-me no meu caminho,
sacia as minhas sedes.
Converte-me ao encontro de Jesus
que é caminho suave,
verdade luminosa
e vida abundante.
Amén.

in Rezar na Quaresma, ed. Salesianas

sábado, 20 de fevereiro de 2010

CHAMADOS A SER SANTOS


Qual é a vontade perfeita de Deus a nosso respeito ? Deves tornar-te santo. A santidade é a maior dádiva que Deus nos pode fazer, porque Ele criou-nos para esse fim. Para aquele ou aquela que ama, submeter-se é mais do que um dever, é o próprio segredo da santidade.

Como dizia São Francisco, todos nós somos quem somos aos olhos de Deus – nada mais, nada menos. Todos somos chamados a ser santos. Não há nada de extraordinário nessa chamada. Todos fomos criados à imagem de Deus, a fim de amarmos e sermos amados. Jesus deseja a nossa perfeição com um ardor indizível. «Eis a vontade de Deus: a vossa santificação» (1Tess 4, 3). O Seu Sagrado Coração transborda de uma vontade insaciável de nos ver caminhar em direcção à santidade.

Devemos renovar todos os dias a nossa decisão de nos elevarmos com mais fervor, como se se tratasse do primeiro dia da nossa conversão, dizendo: «Ajuda-me, Senhor meu Deus, nas minhas boas resoluções ao Teu santo serviço e dá-me hoje mesmo a graça de começar verdadeiramente, pois tudo o que fiz até agora não é nada.» Só podemos ser renovados se tivermos a humildade de reconhecer aquilo que em nós tem necessidade de o ser.



Bem-aventurada Teresa de Calcutá (1910-1997),

fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade,

No Greater Love

http://www.evangelhoquotidiano.org/


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CINZAS, de rosto renovado


«Quando jejuardes, não mostreis um ar sombrio...

Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto,

para que o teu jejum não seja conhecido dos homens,

mas apenas do teu Pai que está presente no oculto;

e o teu Pai, que vê no oculto, há-de recompensar-te.»

Cf. Mt 6,16-18



Começa hoje a Quaresma.

Dizem que é um tempo de esforço, triste, sombrio.

Nada disso! É um tempo para nos pormos belos para o Senhor. De cabeça perfumada, de cara lavada e alegre. Antes duma festa, dum emcontro importante, cuidamos do visual, do vestuário… antecipa-se já a alegria do encontro que vem a seguir.

É o mesmo com a Quaresma. É a preparação para a mais bela festa de todas: a Páscoa.

Fora com as caras abatidas. Está na hora da limpeza e da elegância. É o tempo de deitar fora o lixo que torna pesado e duro o coração.


Para rezar:

Senhor,

agradeço-Te este tempo da Quaresma

que me ofereces.

É um presente que dás

para que a vida seja mais bela.

Quero vivê-lo com alegria e empenho.

Dá-me a energia para tirar o mal da minha vida

e a força de optar pelo bem.


in Rezar na Quaresma, ed. Salesianas

PASSO A REZAR


A marcar o início da Quaresma, e na preparação da vinda do Papa a Portugal, o projecto inspira-se no que os jesuítas lançaram há cinco anos, em Inglaterra – o "pray-as-you-go" é por cá o "passo a rezar" e vai disponibilizar na Internet uma oração diária, de segunda a sexta-feira.

Francisco Martins é um dos promotores desta iniciativa do Apostolado da Oração, que propõe aos portugueses que aproveitem melhor o tempo em que se deslocam para trabalhar ou estudar.

“Aproveitar estes tempos de trânsito para rezar é uma oportunidade única e o «passo-a-rezar» quer servir aí as pessoas”, explica.

Lançado no início da Quaresma, o projecto pretende também ajudar os portugueses a prepararem-se melhor para receber o Papa, em Maio: “O que estamos a propor aos portugueses é que também preparem, interiormente, a visita do Papa Bento XVI a Portugal”, afirma o jesuíta Francisco Martins.


O "passo-a-rezar.net" é lançado hoje: (http://www.passo-a-rezar.net/)


Fonte: www.rr.pt

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CONVÍVIO FRATERNO


Decorre, a partir de hoje até à próxima segunda feira, um Convívio Fraterno, no Seminário Menor do Fundão. Mediante a oração e formação, pretende-se um aprofundamento da fé, uma oportunidade de encontro com Deus e um empenhamento eclesial mais intenso e convicto.
Participam nele 45 jovens juntamente com a equipa coordenadora, envolvendo no total cerca de 60 pessoas.
Este Convívio Fraterno é o número 1123.

Rezemos juntos pelos bons frutos deste encontro para que os jovens que nele participam descubram a beleza de viver de Cristo e para Cristo.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

LOURDES, um pedaço de céu na terra

Em 1858, por 18 vezes, Nossa Senhora apareceu à jovem pastora Bernadette Soubirous em Lourdes, nos Pirenéus franceses, sob a invocação de Imaculada Conceição. A primeira aparição ocorreu no dia 11 de Fevereiro.

Recordemos...

Para conhecer a história das aparições:

http://sdpv.blogspot.com/2008/02/lourdes-150-anos.html

Para conhecer Stª Bernadette:

http://sdpv.blogspot.com/2008/04/bernadette.html

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

JOSÉ SANCHEZ DEL RIO, a coragem assistida pela fé

José Sanchez del Rio nasceu no México a 28 de Março de 1913.

No dia 10 de Fevereiro de 1928, quando foi martirizado, tinha apenas 14 anos.

Foi beatificado juntamente com outros mártires mexicanos da perseguição religiosa (1926-1929), conhecida como “guerra cristera”.

Apesar de muito jovem, assistia como podia os irmãos comprometidos na luta de resistência na defesa dos seus valores e fé cristã. Surpreendido numa emboscada, José cedeu espontaneamente o seu cavalo ao líder da resistência, caindo assim nas mãos dos perseguidores. Um dos testemunhos do martírio foi a carta que José enviou a sua mãe na segunda-feira 6 de Fevereiro de 1928, na qual dizia:

«Minha querida mãe: Fui feito prisioneiro em combate neste dia. Creio que nos momentos actuais vou morrer, mas não importa, nada importa, mãe. Resigna-te à vontade de Deus; eu morro muito feliz porque no fim de tudo isto, morro ao lado de Nosso Senhor. Não te aflijas pela minha morte, que é o que me mortifica. Antes, diz aos meus outros irmãos que sigam o exemplo do mais pequeno, e tu faz a vontade do nosso Deus. Tem coragem e manda-me a tua bênção juntamente com a de meu pai. Saúda a todos pela última vez e tu recebe por último o coração do teu filho que tanto te quer e tanto desejava ver-te antes de morrer».


Santa ESCOLÁSTICA, o poder de um coração suplicante


Escolástica nasceu na Itália, por volta do ano 480, perdendo a sua mãe no parto. Era irmã gémea do grande São Bento, pai do monaquismo.

Gémea de Bento, tornou-se também gémea de busca de santidade e missão, já que ambos tiveram percursos semelhantes. A vida totalmente consagrada a Deus de Escolástica começou até antes do irmão; porém, foi aprofundada quando seguiu o irmão até que este se instalou no mosteiro de Monte Cassino, perto de Nápoles. Escolástica fundou, poucos quilómetros para sul, uma comunidade de religiosas seguidora da regra beneditina que preconiza o trabalho e a oração, a meditação e a leitura espiritual.

Física e espiritualmente, Escolástica manteve-se próxima do irmão.


Relata-nos o Papa São Gregório Magno, na sua obra “Diálogos” que Escolástica e Bento embora morassem perto, apenas se encontravam uma vez ao ano numa casa intermédia. Daí que, no encontro que seria o último, Santa Escolástica pediu ao irmão que desta vez ficasse, a fim de se enriquecerem em conversas santas até ao amanhecer, mas foi repreendida pelo irmão, pois seria causa de transgressão da Regra.

Diante da resposta negativa do irmão e com o coração pulsando de amor fraterno, Santa Escolástica entrelaçou as mãos, baixou a cabeça e rapidamente conversou com Deus. De repente, levantou-se um tamanha tempestade que São Bento ficou impedido de sair com seus irmãos.

Vendo o irmão zangado, Santa Escolástica esclareceu: "Pedi-te a ti e tu não me ouviste; pedi ao Senhor e ele me ouviu. Vai-te embora, se puderes, volta para o teu mosteiro".

Depois daquela providencial partilha de graça e oração, São Bento regressou ao mosteiro e passados três dias percebeu numa visão a morte de sua irmã que subia ao céu sob a forma de uma pomba.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

CONCEDE-ME, SENHOR...


«Este povo honra-Me com os lábios,

mas o seu coração está longe de Mim»

cf. Mc 7,1-13



Que eu não deseje nada fora de Ti. [...]

Concede-me frequentemente que eleve o meu coração até Ti

e, quando fraquejar, que me arrependa da minha falta com pesar,

com o firme propósito de me corrigir.

Concede-me, Senhor Deus, um coração vigilante

que nenhum pensamento estranho afaste para longe de Ti;

um coração nobre que nenhuma afeição indigna abata;

um coração recto que nenhuma intenção equivoca desvie;

um coração firme que nenhuma adversidade quebre;

um coração livre que nenhuma paixão violenta domine.


Confere-me, Senhor meu Deus, uma inteligência que Te conheça,

um ardor que Te procure, uma sabedoria que Te encontre,

uma vida que Te agrade, uma perseverança que Te espere com confiança

e uma confiança que por fim Te possua.

Confere-me pela penitência ser atribulado com aquilo que Tu suportaste,

usar no caminho da Tua protecção pela graça,

gozar das Tuas alegrias, sobretudo na pátria pela glória.

Ó Tu que, sendo Deus, vives e reinas

por todos os séculos. Ámen.


São Tomás de Aquino (1225-1274),

teólogo dominicano, Doutor da Igreja


domingo, 7 de fevereiro de 2010

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO (VI)


Ao longo destes últimos dias, publicámos por partes a oração escolhida para acompanhar a Semana dos Consagrados. Embora chegados ao fim, não deixemos de rezar por todos quantos decidiram consagrar a sua vida a Cristo e ao seu Evangelho e, quem sabe, imitar a sua entrega e confiança em Deus.


«Tenho ardentemente desejado comer esta Páscoa convosco» (Lc 22,15).

«Tudo está consumado» (Jo 19,30).

Amado Pai!

Unido ao santo Sacrifício que continuo a oferecer,

ajoelho-me neste instante

e por Ti pronuncio a palavra que brota do meu coração:

«Sacrifício».

Um sacrifício que aceita a humilhação como glória,

um sacrifício alegre, um sacrifício integral…

Canta a minha esperança e todo o meu amor.

Cardeal François-Xavier Van Thuan,
in Orações de Esperança

sábado, 6 de fevereiro de 2010

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO (V)


«Tudo pela missão, tudo pela Igreja!».

Pai, creio firmemente:

confiaste-me uma missão,

marcada pelo teu amor.

Prepara-me o caminho.

Eu não cesso de purificar-me

e de afirmar a minha resolução.

Sim, estou decidido:

tornar-me-ei uma oferta silenciosa,

serei um instrumento nas mãos do Pai.

Consumarei o meu sacrifício, segundo a segundo,

por amor da Igreja:

«Eis-me, estou pronto!».


Cardeal François-Xavier Van Thuan,
in Orações de Esperança

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO (IV)


«Fazei tudo para glória de Deus» (1 Cor 10,31).

«Faça-se a tua vontade» (Mt 6,10).

Pai, creio firmemente e sem hesitar

que tu operas e ages em mim.

Sou objecto do teu amor e da tua ternura.

Tudo o que pode dar-Te ainda mais louvor,

Tu realiza-lo em mim!

Não peço mais do que a tua glória,

isto basta para me satisfazer e fazer feliz.

Esta é a minha aspiração maior,

o desejo mais premente da minha alma.


Cardeal François-Xavier Van Thuan, in Orações de Esperança

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

RETIRO PARA JOVENS


"Travessia do Deserto"

O SDPV (Secretariado Diocesano de Pastoral Vocacional, juntamente com o DPJG (Departamento da Pastoral Juvenil da Guarda), promove um retiro para jovens.
Decorrerá de sexta feira 19 de Fevereiro (com o jantar) até ao dia seguinte, sábado 20 (pela tarde), no Seminário Maior da Guarda. O preço da inscrição, que deve ser efectuada até ao dia 16 de Fevereiro, é de 22,50 € e inclui jantar, dormida, pequeno almoço e almoço.
Os interessados em participar devem levar tudo aquilo que é necessário para um alojamento normal, Bíblia, papel e caneta para apontamentos.

O tema do retiro será a "Travessia do deserto".
Esse encontro destina-se a todos os os jovens que queiram parar para refelectir e rezar, aproveitando o início da Quaresma para "relançar" a sua caminhada espiritual com Cristo.
As inscrições devem ser enviadas para:

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO (III)

«De tudo sou capaz naquele que me dá força» (Fl 4,12).
«Para que seja prestado louvor à glória da sua graça» (Ef 1,6).
Pai, creio firmemente:
nada ultrapassa o poder da tua Providência.
O teu amor é infinito,
e eu quero aceitar tudo com coração alegre.
O louvor e o reconhecimento são eternos.
Unidos à Virgem Maria,
associando as suas vozes às de todas as nações,
S. José e os anjos cantam a glória de Deus
por todos os séculos dos séculos. Ámen.


Cardeal François-Xavier Van Thuan,
in Orações de Esperança

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

ALOIS ANDRITZKY, homem e padre na dignidade


Alois Andritzky nasce no dia 2 de Julho de 1914 na Saxónia alemã, no seio de família profundamente católica. Os quatro rapazes do lar estão destinados ao sacerdócio, mas um deles falece na frente do combate ainda como seminarista. Alois é ordenado em 1939 e, posteriormente, nomeado para a paróquia de Dresden.


Imediatamente, a exemplaridade da sua vida, o seu fervor e a sua piedade mariana chamam a atenção. Dinâmico, empenha-se no apostolado, apesar de saber das implicações: o país está mergulhado na Secunda Guerra Mundial e a perseguição do regime nazi contra os militantes católicos intensifica-se. Mas o martírio não o assusta. Muito pelo contrário.

No natal de 1940 é preso pela Gestapo (polícia política nazi) sob uma acusação caluniosa. Na verdade, a sua acção cristã junto do povo incomoda o poder. É condenado a seis meses de prisão. Mas, no termo da pena, é transferido sem explicação para outra cela. A 11 de Outubro é deportado para o campo de concentração de Dachau, juntamente com outros 12 padres.

Um deles deixou o seguinte testemunho: “Prometemo-nos, uns aos outros, três coisas: jamais nos queixar, jamais perder a nossa dignidade e jamais esquecer que éramos sacerdotes. Alois manteve-se fiel de uma forma heróica… Entre todos era muito estimado pela sua capacidade em permanecer prestável e sereno no meio dos horrores. Sempre que podia, ajudava os companheiros, particularmente os mais idosos e os mais fracos…” Outro disse: “Sempre afável, tinha uma palavra de encorajamento ou uma brincadeira para cada um, e todo aquele que o encontrasse pela manhã estava assegurado de passar um dia sereno.”

Em Janeiro de 1943, contrai a febre tifóide e é transferido para a enfermaria. Aí, reconforta os outros doentes. O seu testemunho de homem ciente da sua dignidade, de padre compenetrado do seu sacerdócio torna-se num apostolado insuportável aos olhos dos seus algozes. No dia 3 de Fevereiro é-lhe administrada uma injecção letal que põe termo a este missionário incómodo.


A causa de beatificação de Alois Andritzky foi introduzida em 1998.

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO (II)


«Tudo é graça».
«O vosso Pai celeste sabe do que necessitais»
(Mt 6,8).
Pai, creio firmemente:
ordenaste todas as coisas para nosso maior bem,
desde sempre.
Não cessas de guiar a minha vida.
Acompanhas cada um dos meus passos.
Que poderei temer?
Prostrado, adoro a tua santa vontade.
Entrego-me totalmente nas tuas mãos,
é através de Ti que tudo acontece.
Eu que sou teu filho, creio que tudo é graça.


Cardeal François-Xavier Van Thuan,
in Orações de Esperança

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO


CONSAGRAÇÃO

Pai de imenso amor e omnipotente,

fonte da minha esperança e da minha alegria.

.

«Tudo o que é meu é teu» (Lc 15,31).

«Pedi e ser-vos-á dado» (Mt 7,7).

Pai, acredito firmemente:

o teu amor ultrapassa-nos até ao infinito.

Como pode o amor dos teus filhos competir com o teu?

Oh! A imensidade do teu amor paterno!

Tudo o que é teu é meu.

Aconselhaste-me a rezar com sinceridade.

Então confio-me a Ti, Pai pleno

de bondade.

.

Cardeal François-Xavier Van Thuan,

in Orações de Esperança

SEMANA DO CONSAGRADO



A CIRP (Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal), juntamente com a

FNIS (Federação Nacional dos Institutos Seculares) e a CEVM (Comissão Episcopal Vocações e Ministérios), propõem à Igreja a Semana do Consagrado, que decorre de 31 de Janeiro a 7 de Fevereiro. Neste dia da festa da Apresentação do Senhor – Dia do Consagrado - apresentamos partes da Mensagem escrita para esta ocasião:



«Vida consagrada, solidária na esperança»

Charles Péguy, escritor e poeta católico francês, dizia que “a esperança é a fé preferida de Deus”.

Outro pensador francês, o filósofo e teólogo Teilhard de Chardin, afirmava que o futuro do mundo pertencerá àqueles que lhe derem razões de esperança.

(…)

A vida consagrada revela-nos que só uma esperança activa se faz compromisso e vigilância. Sabemos em Quem acreditamos.

A alegria, o encanto, a beleza, a capacidade de entrega, o testemunho de felicidade, a audácia da missão, a valentia da generosidade e a heroicidade de vidas dadas no silêncio da contemplação ou na vanguarda da missão, desenham o rosto da consagração do nosso tempo.

Os consagrados(as) não vivem alheios à realidade nem são insensíveis aos problemas, nem tão pouco se sentem intocáveis diante da fragilidade humana ou imunes perante o pecado.

Sabem-se, isso sim, chamados por Cristo e enviados pelo Espírito para a missão. E isso lhes basta. Pedem diariamente a Deus que nada turbe a limpidez da entrega nem ensombre a alegria da fidelidade e reconhecem que transportam em si um tesouro em vaso frágil.

(…)

Surgem continuamente novos desafios e diferentes espaços a urgir o anúncio do Reino e o convite à conversão e à esperança.

Os consagrados(as) são chamados para esta linha da frente na resposta às novas pobrezas, no acompanhamento solícito junto de quem procura Deus, no serviço exigente da educação, no diálogo lúcido com o mundo da cultura e na atenção fraterna dada aos que vivem afastados da fé ou apenas guiados pela razão e pela ciência.

(…)

Os sinais dos tempos iluminados pelas bem-aventuranças do Evangelho são referência essencial da vida consagrada entendida como mensageira de esperança e de alegria.

Na raíz da vida consagrada estão os valores evangélicos da pobreza, da castidade e da obediência onde se funda o sentido do dom e da fidelidade de quem tudo dá porque dá a vida toda e para sempre.

A experiência da oração e a vida comunitária consolidam e fazem crescer estes valores assumidos e testemunhados e vão delineando o rosto de vidas felizes, dadas a Deus para servir os irmãos.

(…)

Neste Ano Sacerdotal tem primordial sentido voltarmo-nos para a vida e ministério dos sacerdotes, dos presbitérios diocesanos ou dos institutos religiosos, e neles descobrirmos o testemunho feliz e belo da fidelidade do padre radicada na fidelidade de Cristo.

(…)

Que Maria, a Senhora da Apresentação e Estrela da Esperança, nos ilumine e fortaleça para que a vida consagrada seja sempre na Igreja e no mundo mensageira da esperança e da alegria.


+ António Francisco dos Santos

Bispo de Aveiro e Presidente da CEVM

NELLIE ORGAN, amar a Deus não requer idade



Faleceu com 4 anos e 5 meses. A sua curta vida foi marcada pela precoce devoção ao Santíssimo Sacramento que ela chamava de seu “Deus Santo”. Nascida numa região profundamente católica da Irlanda (Cork), perdeu muito cedo a sua mãe. O pai decidiu, então, confiar a sua educação às Irmãs do Bom Pastor, suas vizinhas. Esse novo ambiente favorecerá a vivência da sua fé.

Porém, depois de uma queda, Nellie ficou gravemente doente, tornando-se o mal irreversível.


Impressionava as irmãs e restante comunidade pelo seu misterioso instinto que a atraía para o Santíssimo exposto e pela paixão de Cristo. Possuía uma inteligência de fé incomum na sua idade.

Nos 9 meses em que esteve na instituição, o seu desejo de receber a sagrada comunhão foi crescendo. Ora esta era raramente concedida a crianças com menos de 12/13 anos. Um sacerdote, tocado pelo seu amor à eucaristia deu o seu parecer favorável, para a grande felicidade de Nellie. A comunhão frequente tornou-se para ela fonte de coragem e aceitação para enfrentar o sofrimento crescente, ficando mergulhada em acção de graças durante várias horas.


Esta criança prodígio viria a falecer a 2 de Fevereiro de 1908.

O seu exemplo sensibilizou decisivamente o papa Pio X que, meses depois, decretou a possibilidade das crianças comungarem.