sexta-feira, 13 de novembro de 2009

RECORDANDO O FÓRUM EVANGELIZAR

Mais de duas centenas de participantes encheram Centro Apostólico

Diocese da Guarda acolheu Fórum Evangelizar

.

Decorreu no passado dia 7 de Novembro, sábado, o 1º Fórum Evangelizar, promovido na Diocese da Guarda, pelo Departamento da Pastoral Juvenil (DPJG), pelo Secretariado da Pastoral Vocacional (SDPV) e pelo Departamento da Catequese de Infância e Adolescência (DIA). Em simultâneo, realizou-se o Dia Diocesano do Catequista.

Segundo o responsável do DPJG, padre Jorge Castela, o objectivo desta acção de evangelização consistia em fazer do tradicional “Fórum Juvenil” um dia de formação em que a teoria se aprendesse a partir da acção, da partilha e da aprendizagem. Para isso, salienta que foram estabelecidas parcerias com os outros dois organismos diocesanos atrás referidos.

O Fórum Evangelizar era destinado a catequistas, animadores, coordenadores, sacerdotes, leigos consagrados e a todos os interessados em melhorar as suas competências de anúncio do Evangelho. Apareceram bastantes catequistas, um número razoável de pessoas consagradas e de animadores de grupos juvenis.

.

AS ACÇÕES DO DIA decorreram entre as 9 horas da manhã e as 18 horas da tarde. Após a oração da manhã, fez-se uma sessão de abertura no salão do Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, na qual DPJG, SDPV e DIA apresentaram os seus planos pastorais. Depois os participantes dividiram-se pelos onze ateliers que estavam preparados: multimédia na animação pastoral; como elaborar orações; utilização da Bíblia; técnicas de animação ao ar livre; técnicas de animação no grupo; música na animação Pastoral e na Catequese; reunião com pais; iniciação ao Retiro; preparar a Catequese; pedagogia da Infância e da Adolescência; dar forma à palavra.

Ao todo os mesmos ateliers, com duração de setenta e cinco minutos, repetiram-se três vezes ao longo do dia, proporcionando que cada elemento presente pudesse participar em três ateliers diferentes.

Já depois das 17h30 encerram-se os trabalhos e foi feita uma oração de despedida e envio.

Segundo a organização estiveram presentes mais de duzentos participantes, o que superou as expectativas dos presentes, uma vez que era o primeiro ano deste tipo parceria e de actividade pastoral.

.

A AVALIAÇÃO FINAL foi muito positiva, ficando a vontade de repetir em anos futuros este formato pedagógico-pastoral.

O padre Hélder Lopes, responsável do SDPV, salientou que o caminho certo para a nova evangelização é a comunhão de esforços entre todos os agentes pastorais. Lembrou que a realização deste evento veio dar um novo impulso à intuição do Sr. Bispo de realizar na diocese uma “Nova Evangelização”. Ela é necessária porque os cristãos precisam de um novo impulso, e a evangelização necessita de ser feita com novo ardor, não dispensando as novas técnicas que a sociedade actual nos oferece.

Questionado no final do Fórum sobre a possibilidade de se repetir ainda este ano esta actividade, o padre Jorge Castela, sem se comprometer, explicou que os promotores terão de avaliar a actividade e ponderar essa questão, não excluindo, no entanto, essa possibilidade.

D. Manuel Felício, que também esteve presente, na sua intervenção no início dos trabalhos falou da importância da Evangelização e incentivou cada um a ser um evangelizador nos seus locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário