domingo, 22 de novembro de 2009

A NOSSA BOA ESPERANÇA


Efeméride do dia:

A 22 de Novembro de 1497, Vasco da Gama dobrava o então Cabo das Tormentas, após mais de quatro meses de viagem, a caminho das Índias. Este feito permitiu a Portugal abrir uma importante rota comercial com o Oriente. Bartolomeu Diaz fora o primeiro a descobrir esse cabo, mas ao experimentar tantas dificuldades em ultrapassá-lo, nomeou-o “das Tormentas”.

Vasco da Gama rebaptizou-o “da Boa Esperança”. A sua viagem ainda não tinha acabado mas tal feito marítimo permitiu um futuro próspero à coroa portuguesa.


Este acontecimento recorda-me que a nossa vida assemelha-se, muitas vezes, a uma viagem em alto mar e na qual enfrentamos muitas tormentas: familiares, profissionais, sociais… O cristão que encontrou e experimentou Cristo sabe que mesmo confrontando-se ao desconhecido e ao difícil não está sozinho. Possui nele a fé que o leva a encarar tudo com “Boa Esperança” que é o próprio Cristo. Os obstáculos não desaparecem; porém possuímos a coragem e a convicção que nenhum Adamastor poderá impedir o nosso caminho para Deus no encontro com cada irmão.

O testemunho do cristão é precisamente este: transformar todas as tormentas em “Boa Esperança”.

Boa viagem!

Sem comentários:

Enviar um comentário