Vivemos, há pouco, a Semana dos Seminários. Neste 26 de Novembro comemora-se um jovem santo seminarista que vos damos a conhecer.
João Berchmans nasceu em Diest (Bélgica), em 1599. De família muito humilde, viu-se obrigado a trabalhar como criado para pagar os seus estudos.
Não pôde realizar outra coisa na sua vida do que ser estudante, caso insólito dentro da tipologia da santidade medieval e da sua concepção de santidade “heróica”. Contudo, viveu toda a vida sob o desejo da santidade.
Cada um dos seus actos era realizado como numa competição consigo mesmo. Foi chamado o mestre do detalhe na santidade, “Maximus in minimus” era seu lema. Assim, em Berchmans o heróico ganhou um novo sentido, ou como ele mesmo escrevia: “Minha penitência, a vida diária”.
Entrou para a Companhia de Jesus em 1616 e fazia a filosofia quando adoeceu e morreu em 1621. Amorosamente fiel às regras, humilde, colega sempre alegre e gentil, estudante esforçado, tornou-se padroeiro da juventude e modelo de obediência e amor à Companhia.
Foi canonizado por Leão XIII em 1888.
(texto adaptado) www.puc-rio.br
Sem comentários:
Enviar um comentário