PRESENÇA E ESPERANÇA
Seminário, Palavra que chama e envia
Neste Dia de oração pelos seminários, transcrevemos partes da Mensagem de D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro e Presidente da CEVM (Comissão Episcopal Vocações e Ministérios)
Vemos surgir no nosso tempo paradigmas novos de formação sacerdotal e seminários com percursos específicos, centrados na comunhão eclesial e no acolhimento das orientações da Igreja. Sentimos que nesta necessária abertura ao Espírito, que é alma da Igreja, todos somos chamados a assumir os seminários e a formação dos novos sacerdotes como uma missão essencial da vida dos cristãos e das comunidades.
(…)
O amor pelos seminários, expresso em gestos de oração, de afecto e de generosidade, afirma um belo testemunho de vida eclesial, constitui um sinal de gratidão pelo bem ali realizado, faz despertar a gratidão por quantos ali dedicadamente trabalham, torna presente diariamente os seminários na vida dos sacerdotes e abre os seminários às comunidades cristãs.
(…)
Os seminários são tempo de escuta desta “palavra que chama e envia” e espaço onde ressoa a voz do Mestre.
Na escuta atenta da Palavra de Deus, rezada, celebrada, vivida e testemunhada, e no acolhimento dócil da voz do Mestre sentimos que é Jesus que nos chama a segui-LO, como outrora aos primeiros discípulos, e nos envia a testemunhar com fidelidade e ousadia as razões da nossa esperança e a alegria da Boa Nova do Reino.
Sem comentários:
Enviar um comentário