sábado, 31 de maio de 2008

CAMINHADA NOCTURNA



Éramos mais de uma centena e estivemos lá!
Mesmo com a instabilidade da meteorologia, os inscritos para a Caminhada Nocturna compareceram numerosos para esta iniciativa diferente. De todas as idades e provenientes de diversos lugares reuniram-se junto à Igreja de Benespera onde tudo começou com uma eucaristia. Afinal, acreditamos que Deus também caminha connosco e, por isso, quisemos iniciar com Ele. Mesmo às escuras ou com muita luz, importa caminhar.
Assim reflectimos, assim fizemos. Arrancámos em direcção a Aldeia Nova onde, de novo, fomos convidados a meditar. Daí, muitos optaram por caminhar até à Ramela no “Grupo do Silêncio” a fim de aprofundar a reflexão.
Mas motor que trabalha, esvazia o depósito. Era preciso abastecer! E tão bem que soube um chocolate quente para aquecer o estômago, na paragem de Ramela. Mas também quisemos aquecer o espírito com muita animação e boa disposição, cantando e gesticulando.
Assim reanimados prosseguimos para mais quilómetros de subida até chegar à povoação de Barracão, já com a Guarda à vista. Aí parámos na Igreja para descansar um pouco e iniciar a oração do Rosário, caminhando com Maria (já que ela também o faz connosco).
E já no raiar de uma nova manhã se alcançou o destino, o Seminário Maior, onde se retemperaram energias com um pequeno-almoço bem merecido, pois todos se portaram à altura do desafio.
Parabéns a todos os participantes que enriqueceram da sua presença esta caminhada nocturna.
O SDPV agradece ao Pe. José António Loureiro Pinheiro e suas respectivas comunidades ter-nos dispensado os lugares de culto (Benespera e Aldeia Nova), tal como ao Cón. Manuel Pereira de Matos (Barracão) e ainda ao Sr. Presidente da Junta de Ramela que disponibilizou o espaço e outras ajudas preciosas para o “Chocolate quente”.
Se participaste deixa aqui o teu comentário sobre esta iniciativa e a sua organização e ajuda-nos, com as tuas críticas, a optar e preparar outras actividades deste género.
Se preferires, podes enviar um mail para sdpvguarda@gmail.com

sexta-feira, 30 de maio de 2008

ORAÇÃO PELOS SACERDOTES


Hoje, dia do Sagrado Coração de Jesus, somos convidados a rezar pelos sacerdotes do mundo inteiro. Eis uma oração, proposta pela Congregação para o Clero que poderás fazer (se possível, não apenas hoje):

Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento do Altar,
que Vos quisestes perpetuar entre nós
por meio dos Vossos sacerdotes:
Fazei que as suas palavras sejam somente as Vossas,
que os seus gestos sejam os vossos,
que a sua vida seja fiel reflexo da Vossa.
Que falem dos homens a Deus
e falem de Deus aos homens.
Que não tenham medo de servir,
servindo a Igreja como ela necessita ser servida.
Que sejam testemunhas do eterno no nosso tempo,
caminhando pelas estradas da história com o Vosso passo
e fazendo o bem a todos.
Que sejam fiéis aos seus compromissos,
zelosos da sua vocação e da sua entrega,
reflexo claro da sua própria identidade
e que vivam com alegria o dom recebido.
Tudo isso Vos peço por intercessão da Vossa Mãe Santíssima:
ela que esteve presente na Vossa vida,
esteja sempre presente na vida dos Vossos sacerdotes.
Amen

quinta-feira, 29 de maio de 2008

DIA de ORAÇÃO pela SANTIFICAÇÃO dos SACERDOTES


Amanhã, celebra-se a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Coincide, desde há alguns anos, com o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.
Todos nós, sacerdotes e povo de Deus, estamos conscientes que os frutos do ministério sacerdotal, assim como as vocações sacerdotais, dependem da oração de todos.
Confiando em Maria, Mãe da Igreja e dos sacerdotes, pretende-se promover a nível universal um movimento de oração que coloque no centro a adoração eucarística contínua de modo que, de cada canto da terra, sempre se eleve a Deus uma oração de adoração, louvor, gratidão e desagravo. Essa iniciativa tem como objectivo suscitar um número suficiente de vocações de sacerdotes e, ao mesmo tempo, de acompanhar espiritualmente – como uma espécie de maternidade espiritualtodos os que já foram chamados a esse ministério, para que cada vez melhor sirvam a Cristo que os chamou e aos irmãos.
Como disse S. Pio X: "Cada vocação sacerdotal vem do coração de Deus, mas passa através do coração de uma mãe!"

Aos padres, é pedido que sirvam e rezem por todos os seus irmãos.
Retribui, pois, com oração pedindo pela santificação dos padres que conheces pessoalmente e por todos aqueles que Deus chamou para que sejam santos, isto é, reflexos fiéis de Cristo.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

A MINHA VEZ DE SERVIR


«Quem quiser ser grande entre vós,
faça-se vosso servo
e quem quiser ser o primeiro entre vós,
faça-se o servo de todos.
Pois também o Filho do Homem
não veio para ser servido, mas para servir
e dar a sua vida em resgate por todos.»
cf. Mc 10,32-45.

O homem tinha sido criado para servir o seu criador. Haverá coisa mais justa, que servir Aquele que nos pôs no mundo, sem o qual não teríamos existência? E haverá coisa mais feliz que servi-Lo, pois que servi-Lo, é reinar? Mas o homem disse ao seu Criador: «Não servirei» (Jr 2,20). «Então servir-te-ei Eu», disse o Criador ao homem. «Senta-te, servir-te-ei, lavar-te-ei os pés» [...].

Sim, Cristo, «servo bom e fiel» (Mt 25,21), Tu foste verdadeiramente servo, servo em fé e verdade, em paciência e constância. Sem tibieza, lançaste-Te, qual gigante que corre, na via da obediência (Sl 18,6); sem fingimento, deste-nos sobretudo, depois de tantos cansaços, a tua própria vida; maltratado, inocente, humilhaste-Te e não abriste a boca (Is 53,7). Está escrito e é verdade: «O servo que, conhecendo a vontade do seu senhor, não se preparou e não agiu conforme os seus desejos, será castigado com muitos açoites» (Lc 12,47). Mas, pergunto-vos, que acções dignas deixou por cumprir este servo? Que omitiu Ele do que devia ter feito?

«Fez tudo bem feito», dizem aqueles que observavam a sua conduta; «fez ouvir os surdos e falar os mudos» (Mc 7,37). Pois se cumpriu todas as acções que são dignas de recompensa, como sofreu então tanta indignidade? Ofereceu as costas ao chicote, recebeu uma quantidade inimaginável de chicotadas atrozes, por todo o lado o seu sangue correu. Foi interrogado no meio de opróbrios e de tormentos, como escravo ou malfeitor que é submetido a interrogatórios para que lhe seja arrancada a confissão de um crime. Ó detestável orgulho do homem que desdenha servir, a quem tão só humilha o máximo exemplo da servidão do seu próprio Deus!

Sim, meu Senhor, pois muito sofreste Tu a servir-me; seria justo e equitativo que de ora em diante tivesses repouso, e que o teu servo, por seu turno, te servisse agora; chegou a sua vez [...] Venceste, Senhor, este servo rebelde; estendo as mãos para que a Ti mas ligues, curvo a cabeça para receber o teu jugo. Permite que Te sirva. Recebe-me como teu servo para sempre, ainda que servo inútil se não tiver em mim a tua graça; envia-a pois do teu santo céu, para que me assista nos meus trabalhos (Sb 9,10).

Beato Guerric d'Igny
(c. 1080-1157)
abade cisterciense

in evangelhoquotidiano.org

terça-feira, 27 de maio de 2008

A CANÇÃO DE BERNADETTE

A propósito dos 150 anos das aparições de Lourdes, aqui fica esta canção escrita por Leonard Cohen e interpretada por Jennifer Warnes.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

S. FILIPE NERI, o santo dos jovens e da alegria


Nascido em 1515, Filipe estudou com os dominicanos em Florença e tornou-se profundamente religioso. Aos 17 anos, deixou a casa de seus pais para trabalhar com o tio mercador e instalou-se em Roma no ano seguinte. Filipe encontrou trabalho como tutor e viva com simplicidade num sótão. Passava o seu tempo livre em oração e a estudar teologia. Pessoa de grande devoção, muitas vezes encontrava conforto espiritual nas catacumbas de Roma. Sendo um homem de caridade, vendeu toda a sua biblioteca e deu tudo aos pobres e tudo fazia para ganhar os jovens para Deus.

Fazendo o trabalho de Deus
Em 1551, Filipe tornou-se sacerdote. Sentiu desejo de ir para as missões nas Índias, porém, o seu Bispo esclareceu-lhe que a sua Índia era Roma. Passou a pregar nas ruas, visitava e cuidava dos doentes e idosos. Todos gostavam dele devido à sua generosidade, modestia e sentido de humor. É hoje conhecido como o santo da alegria.
Dirigia as orações no oratório da Igreja de São Girolamo para um grupo de padres. Em breve, alguns leigos juntaram-se-lhes. Filipe pedia-lhes que trabalhassem em hospitais e recolhessem esmolas para os pobres. A liderança de Filipe nos encontros do oratório causou alguma controvérsia e foi acusado de ser abertamente ambicioso. Consegui defender-se destas calúnias e, em 1575, o seu grupo foi reconhecido como uma nova Ordem: a Congregação do Oratório. Filipe não exigiu votos formais dos seus membros e cada casa da Ordem era dirigida de forma independente. No final da sua vida, Filipe era conhecido como o “Apóstolo de Roma” pelos seus esforços para incutir novas dinâmicas na Igreja.


Oração a S. Filipe de Neri
Filipe, meu glorioso padroeiro,
para quem o elogio nunca foi importante,
nem mesmo a estima dos homens,
faz com que o meu Senhor e Salvador
me conceda também a mim esta virtude
através da tua intercessão.
Tão altivos são os meus pensamentos,
tão desdenhosas as minhas palavras,
tão ambiciosas as minhas obras.
Pede para mim a humildade que tu tinhas,
consegue-me o conhecimento da minha insignificância,
para que possa regozijar-me quando for desprezado
e sempre procurar ser grande
unicamente aos olhos de meu Deus.

Card. John Henry Newman

domingo, 25 de maio de 2008

ORAÇÃO DE CONFIANÇA

Meu Pai,
em Ti me abandono.
Faz de mim o que te agradar.

Tudo o que quiseres de mim,
eu to agradeço.
Estou disposto a tudo,
aceito tudo.

Contanto que a tua vontade
se cumpra em mim

e em todas as tuas criaturas,
não desejo nada mais, meu Deus.

Nas tuas mãos deponho a minha alma.
Dou-ta, meu Deus,
com todo o amor do meu coração,
porque te amo
e é para mim uma necessidade de amor dar-me
e colocar-me nas tuas mãos sem condições,
porque Tu és o meu Pai.
Mal acreditei que existia Deus,
compreendi que não podia fazer outra coisa
senão viver unicamente para ele.
CARLOS DE FOUCAULD
NÃO TE ESQUEÇAS DA CAMINHADA NOCTURNA!
SEXTA FEIRA 30 de MAIO
É conveniente, quanto antes, confirmares a tua participação para assim facilitar a vida à organização. Desta forma, ser-nos-á possível prever o necessário para os diversos momentos desta iniciativa que, desejamos, seja do teu agrado.
A oraganização agradece!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

EU SOU

Quando estiveres abatido, sem palavras para dizer... escuta, simplesmente, Aquele que te diz "EU SOU".
Com Ele a teu lado, nada há a temer, mas tudo a esperar.
Esta canção de NICHOLE NORDEMAN, "I AM", seja para ti um princípio de oração e um despetar de coração.
Um Bom Dia te dê Deus.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

CORPO E SANGUE DE DEUS


Senhor, reconheço que estou longe de ser digno
de abordar e tocar este sacramento.
Mas confio naquela misericórdia
que fez que abdicasses da tua vida pelos pecadores,
para que eles pudessem ser salvos do pecado.
Por isso, eu, um pecador, pretendo receber estas dádivas.
Ó Senhor, faz que eu perceba, com os lábios e com o coração,
e que conheça através da fé e do amor,
que, por virtude deste sacramento,
eu posso morrer para o pecado como Tu morreste
e ressuscitar para a plenitude da vida como Tu ressuscitaste
.
Que eu me torne digno
de torna-me membro do teu corpo sagrado,
uma pedra no teu templo vivo,
e permite-me rejubilar para sempre
no teu amor eterno.

Anselmo de Cantuária

terça-feira, 20 de maio de 2008

SER SERVO DE TODOS

«Se alguém quer ser o primeiro,
que se seja o último de todos
e o servo de todos»
cf. Mc 9, 30-37

Senhor, vós conheceis a minha fraqueza;
cada manhã tomo a resolução
de praticar a humildade
e à noite reconheço
que cometi ainda muitas faltas de orgulho.
À vista disto sou tentada a desencorajar
mas, eu sei, o desencorajamento
é também orgulho.
Quero pois, ó meu Deus,
assentar a minha esperança
somente em vós;
porque vós tudo podeis,
dignai-vos fazer nascer na minha alma
a virtude que desejo.
Para obter esta graça
da vossa infinita misericórdia
repetir-vos-ei muitas vezes:
«Ó Jesus,
doce e humilde de coração,
tornai o meu coração
semelhante ao vosso!»

Santa Teresa do Menino Jesus
(1873-1897),
carmelita, doutora da Igreja
Oração 20

segunda-feira, 19 de maio de 2008

É BELO SER JOVEM


O segredo e a beleza de uma juventude permanente é viver aberto à esperança, algo que só é possível através do encontro real com Jesus Cristo, disse Bento XVI neste passado domingo a muitos jovens reunidos em Gênova.
«É belo ser jovens; todos querem sê-lo», reflectiu; é que «a juventude tem ainda todo o futuro pela frente», e futuro significa «tempo de esperança».
São muitas as inquietações de um jovem: «Encontrarei um lugar de trabalho? Encontrarei casa? Encontrarei o amor, que será o meu verdadeiro futuro?».
Ao invés de consumir a vida, «é importante escolher as verdadeiras promessas que abrem ao futuro, ainda com renúncias – sublinhou o Papa. E quem escolheu Deus, tem, ainda na velhice, um futuro sem fim e sem ameaças diante de si».
«Ser jovem implica ser bom e generoso», continuou Bento XVI; e «a bondade em pessoa é Jesus, a quem conheceis ou a quem o vosso coração procura».

Ponto de partida: o encontro com Cristo
«Para encontrar o amor com Cristo, para encontrá-lo realmente como companheiro de vida, temos antes de tudo de conhecê-lo, como os dois discípulos que o seguem seguindo a indicação de João Batista e lhe perguntam: ‘Mestre, onde moras?’», «porque querem conhecê-lo de perto», explicou o Papa.
E «entrar numa relação pessoal» e real com Cristo «exige o conhecimento da Palavra de Deus, sobretudo do Evangelho, onde o Senhor fala connosco».
«Essas palavras nem sempre são fáceis, mas entrando nelas, entrando em diálogo, tocando à porta da Palavra, dizendo ao Senhor: ‘Abre-me!’, encontramos realmente palavras de vida eterna para hoje, actuais como o foram noutro momento e como o serão no futuro».
«Há tantas dimensões para conhecer de Jesus!», constatou o Santo Padre, aludindo igualmente ao «importante caminho» da ajuda aos pobres e necessitados, oferecendo tempo aos outros, e «naturalmente também à vida dos santos, que ajudam a encontrar o verdadeiro rosto de Jesus».
«Quanto mais somos amigos de Jesus, mais podemos abrir o coração aos outros, para que também eles sejam verdadeiramente jovens».

Enviados da Esperança.
No final do encontro, Bento XVI entregou o Evangelho – como sinal de envio missionário – a alguns jovens, em representação daqueles que empreenderão a missão dos jovens aos jovens. «Anunciai Cristo Senhor, esperança do mundo», disse-lhes.
«Estai unidos, mas não fechados. Sede humildes, mas não temerosos. Sede simples, mas não ingénuos. Sede reflexivos, mas não complicados. Entrai em diálogo com todos, mas sede vós mesmos».
E exortou: «Permanecei em comunhão com os vossos Pastores; eles são ministros do Evangelho, da Divina Eucaristia, do perdão de Deus», «pais e amigos, companheiros do vosso caminho».
«Vós precisais deles, e eles – todos nós – precisamos de vós», reconheceu o Papa.
«Cada um de vós, se permanecer unido a Cristo e à Igreja, pode fazer grandes coisas», foi o desafio deixado pelo Santo Padre aos jovens.

AJUDA A MINHA POUCA FÉ


«Eu creio! Ajuda a minha pouca fé!» cf. Mc 9, 14-29

Expulsa a dúvida da tua alma, nunca hesites em dirigir a Deus a tua oração, dizendo: «Como posso eu rezar, como posso ser escutado, depois de ter ofendido a Deus tantas vezes?» Não raciocines dessa maneira; volta-te de todo o coração para o Senhor, e reza-Lhe com total confiança. Conhecerás então a extensão da Sua misericórdia; verás que, longe de te abandonar, Ele cumulará os desejos do teu coração. Porque Deus não é como os homens, que nunca se esquecem do mal; Nele não há ressentimentos, mas uma terna compaixão para com as Suas criaturas. Assim, pois, purifica o teu coração de todas as vaidades do mundo, do mal e do pecado [...], e reza ao Senhor. Tudo obterás [...], se rezares com total confiança.

Se, porém, a dúvida tomar o teu coração, as tuas súplicas não serão ouvidas. Aqueles que duvidam de Deus são almas dúplices; nada obtêm daquilo que pedem. [...] Quem duvida, a menos que se converta, dificilmente será ouvido e salvo. Assim, pois, purifica a tua alma da dúvida, reveste-te da fé, porque a fé é poderosa, e crê firmemente que Deus escutará todas as tuas súplicas. E, se Ele tardar um pouco a ouvir a tua oração, não te deixes arrastar pela dúvida por não teres obtido imediatamente aquilo que pedes; esse atraso destina-se a fazer-te crescer na fé. Não cesses, pois, de pedir aquilo que desejas. [...] Não te permitas duvidar, pois a dúvida é perniciosa e insensata, roubando a fé a muitos, incluindo os mais firmes. [...] A fé é forte e poderosa; tudo promete e tudo obtém; a dúvida, que é falta de confiança, tudo mina.
Hermas (séc. II) O Pastor

domingo, 18 de maio de 2008

ORAÇÃO À SANTÍSSIMA TRINDADE


Ó benigna Trindade,
Pai
, Filho e Espírito Santo, um só Deus,
ensina-me, dirige-me, ajuda-me
segundo a minha esperança.
Pai, com o teu poder, fixa a minha mente em Ti
e enche-a de santos e divinos pensamentos.
Filho, com a tua sabedoria eterna,
ilumina a minha inteligência
com o conhecimento da suprema verdade.
Espírito Santo, amor do Pai e do Filho,
leva para ti a a minha vontade
e abrasa-a no fogo ardente da tua caridade.
Possa eu, ó adorável Trindade,
louvar-Te e amar-Te tão perfeitamente
como os santos e os anjos!

Louis de Blois (1505 – 1566)

sexta-feira, 16 de maio de 2008

CAMINHADA NOCTURNA

BENESPERA ~GUARDA
SEXTA FEIRA 30 de MAIO
Se parar é morrer, caminhar é viver!

Vem então connosco caminhar,
- com as pernas, alguns quilómetros de estrada;
- com a mente, alguns momentos de reflexão e oração;
- com o coração, para te encontrares com os outros, com Deus e contigo.

PROGRAMA:
- 23h15 - Concentração no seminário (um autocarro levar-nos-á à Benespera) ou 23h45 para quem optar por ir directamente para Benespera.
- 24h – Acolhimento e Eucaristia na Igreja de Benespera.
- Partida em caminhada
- Pausa para “Chocolate quente” em Ramela
- Nova pausa na Igreja de Barracão
- Chegada ao Seminário Maior da Guarda ao romper da aurora e Pequeno almoço

CONVÉM TRAZER:
- Colete reflector;
- Calçado e vestuário apropriados;
- Uma lanterna;
- 1 euro para comparticipares com as despesas da organização (a alimentação é por nossa conta).
VEM
CAMINHAR
CONNOSCO!

Por favor, contacta-nos a confirmar a tua participação:
sdpvguarda@gmail.com ou 271 205 204 - 933 298 382

quinta-feira, 15 de maio de 2008

O AMOR VÊ O AMOR

Agradecemos ao amigo Carlos pelo envio destas imagens e respectivas legendas.
Lealdade a um Amigo

Um cão foi visto no meio de uma movimentada avenida tentando cuidar de um amigo que tinha sido atropelado. Usando as patas tentava 'acordá-lo'... mas este estava já morto.
O cão tentava empurrar o seu amigo para fora da estrada.

Quando alguém se aproximava para ajudar, ladrava-lhes para os impedir de chegar perto.


Apesar do tráfego intenso, não abandonou o seu amigo.


É em situações como estas que se reconhecem os verdadeiros Amigos.
Uma Lição de Vida, sem dúvida.



Olhando para este caso, não posso deixar de reflectir sobre verdadeiro significado do amor, da entrega ao outros pelo outro e não apenas por aquilo que possa receber disso. A melhor lição de Vida e de Amor é, sem dúvida a de Jesus Cristo. Mas como alcançar, conhecer e experimentar tal amor?
Curiosamente, esta quarta feira, o papa Bento XI, afirmou o seguinte:
«Não se penetra no coração de Deus com racionalizações, mas com a experiência do amor».
«Na simplicidade das imagens, encontramos mais verdade que nos grandes conceitos» e é através desta imagens que alcançamos o verdadeiro rosto de Deus. E Deus tem um rosto concreto: Jesus Cristo.
«No final, o amor vê mais que a razão. Onde existe a luz do amor, as trevas da razão desvanecem-se; o amor vê, o amor é um olhar e a experiência nos dá muito mais que a reflexão. Boaventura viu em São Francisco o que significa esta experiência: é a experiência de um caminho muito humilde, muito realista, dia após dia, é caminhar com Cristo, aceitando a sua cruz.»
«Quando alguém encontra a luz da verdade, dá-se conta de que é uma luz para todos; desaparecem as polémicas e é possível entender-se mutuamente, ou ao menos falar um com o outro, aproximar-se», afirmou o Papa ao concluir a sua meditação.
«O caminho do diálogo consiste precisamente em estar próximo de Deus em Cristo, na profundidade do encontro com Ele, na experiência da verdade, que nos abre à luz e nos ajuda a sair ao encontro dos demais: a luz da verdade, a luz do amor».
«Ao fim e ao cabo, tomai o caminho da experiência, da experiência humilde da fé, cada dia. Então, o coração se faz grande e pode ver e iluminar também a razão, para que veja a beleza de Deus».

quarta-feira, 14 de maio de 2008

EDEL QUINN, uma vida pela África


Edel Mary Quinn, tem 20 anos. Acaba de tomar uma decisão importante na sua vida. Pierre, um jovem empresário francês pede-a em casamento. Mas Edel não está livre: prometera-se a Deus. Continuarão amigos, mas a sua escolha está feita e nunca lhe deixou dúvidas
Edel nasceu em 1914 no Condado de Cork, Irlanda. Bem cedo, sentiu o chamamento para a vida religiosa. Decide-se pelas clarissas, porém, a saúde precária tornara-se um obstáculo na realização deste sonho. Entretanto, filiara à Legião de Maria, em Dublin. Trata-se de fazer apostolado junto dos doentes, pobres e não crentes. Dedica-se intensamente. Toda a sua vida está centrada na eucaristia quotidiana. É nela que encontra força, paz e alegria. Jamais a viram triste. Dois anos mais tarde, em 1936, tornou-se delegada da Legião de Maria, na África Equatorial.

Edel deparou-se com inúmeras dificuldades neste trabalho pioneiro. Contudo, sentia-se sempre feliz e jamais se queixava. Se bem que sofrendo muito, especialmente na luta contra a tuberculose que a fragilizava, ela unia, à sua tarefa e à sua missão, a fé absoluta por amor a Deus, e a confiança ilimitada na materna solicitude da Virgem Maria. Quando outros hesitavam, a sua resposta era sempre esta: "Por que não haveríamos de ter confiança em Nossa Senhora?".

Mesmo trabalhando sozinha e constantemente colocada à prova pela enfermidade, pelo clima e lutas tribais, Edel conseguiu estabelecer centenas de grupos da Legião de Maria e mobilizou milhares de africanos para servir a Igreja. Ainda na Irlanda, afirmara: “Peço a Deus que me dê a graça de O amar, de O fazer amar e de morrer mártir ao seu serviço”. Após oito anos de heróico labor, Edel Quinn faleceu em Nairobi, no dia 12 de Maio de 1944, com apenas 36 anos. A sua vida entregue a Deus e aos outros foi o seu martírio (martírio = testemunho).

O seu processo de beatificação teve início em 1956. Em 14 de Dezembro de 1994, o Papa João Paulo II, proclamou-a venerável, isto é, digna de ser admirada pelas suas virtudes e exemplo de vida.

terça-feira, 13 de maio de 2008

IRENA SENDLER, o anjo do "Gueto de Varsóvia"


Irena Sendler, conhecida como «o anjo do Gueto de Varsóvia» por ter salvo do Holocausto 2.500 crianças judias, faleceu esta segunda-feira em Varsóvia, aos 98 anos.
Irena era uma assistente social polaca que organizou e dirigiu um grupo de mais de 20 pessoas para salvar da morte as crianças nesse bairro da capital, Varsóvia, sob a ocupação nazi. Como ela explicou depois, pôde realizar este trabalho graças à ajuda de religiosas polacas.
A Fundação Internacional Raoul Wallenberg, uma organização não-governamental educativa internacional, fundada pelo argentino Baruj Tenemba que analisou e documentou numerosos casos de salvadores do Holocausto, qualificou Sendler como «uma das mais heróicas salvadoras católicas do Holocausto».
Porém, a sua opção levou Irena a ser presa pela Gestapo. Suportou a tortura na prisão nazi. Não tendo revelado o nome das crianças e dos seus colaboradores foi sentenciada à morte que, para sua sorte, não foi executada.

Irena Sendler nasceu na Polónia em 1910. Quando a Alemanha invadiu o seu país em 1939, Irena era enfermeira no Departamento de Bem-estar Social de Varsóvia, sendo responsável pelos refeitórios da cidade.
Aí trabalhou sem descanso a fim de aliviar o sofrimento de milhares de pessoas, tanto judias como católicas. Graças a ela, estes refeitórios não só proporcionavam comida para órfãos e pobres, mas também forneciam roupa, medicamentos e dinheiro.
Para evitar as inspecções, registava as pessoas sob nomes católicos fictícios ou inscrevia-as como pacientes de doenças muito contagiosas, como o tifo e a tuberculose.
Mas em 1942, criou-se uma área fechada para reunir os judeus, conhecida sob o nome de «Gueto de Varsóvia», uma ante-câmera da morte.
Irena uniu-se ao Conselho para a Ajuda de Judeus, organizado pela resistência polaca. Conseguiu obter um passe do Departamento de Controle Epidémico de Varsóvia para poder ingressar no gueto de forma legal. Horrorizada pelas condições de vida impostas aos seus moradores, Irena procurou salvar, pelo memos, os mais jovens. Persuadir os pais a separar-se dos seus filhos era dilacerante para uma jovem mãe como Irena. «Pode assegurar-nos que viverão?», perguntavam os angustiados pais. Mas Irena só podia garantir que morreriam se ficassem. «Em sonhos, ainda posso ouvi-los chorar quando deixavam os pais», dirá ela posteriormente.
Após a guerra, trabalhou para o bem-estar social; ajudou a criar casas para anciãos, orfanatos e um serviço de emergência para crianças.
Em 1965 recebeu o título de Justa entre as Nações pela organização Yad Vashem de Jerusalém e em 1991 foi declarada cidadã honorária de Israel.

"Não se plantam sementes de comida. Plantam-se sementes de bondade, e esta há-de rodear-nos e crescer cada vez mais".
"Ajudar cada dia alguém, tem de ser uma necessidade que saia do coração". Irena Sendler

segunda-feira, 12 de maio de 2008

O CAMINHO DE TERESA DE CALCUTÁ


Deus está em toda a parte, em tudo, e sem Ele não podemos existir. Nem um só instante duvidei da sua existência mas sei que alguns vivem na dúvida. Se não acreditais em Deus, podeis, no entanto, ajudar os outros com actos inspirados pelo amor e o fruto dessas obras serão graças suplementares que descerão à vossa alma. Começareis então a desabrochar lentamente e aspirareis à alegria de amar a Deus.

Há tantas religiões! Cada um segue Deus à sua maneira. Quanto a mim, sigo o caminho de Cristo: Jesus é o meu Deus, Jesus é o meu Esposo, Jesus é o meu único Amor, Jesus é o meu Tudo em tudo, Jesus é tudo para mim.

Eis a razão por que nunca tenho medo. Faço o meu trabalho com Jesus, faço-o por Ele, dedicando-lho; por isso, os resultados são seus e não meus. Se precisais de um guia, só tendes que voltar os olhos para Jesus. Deveis entregar-vos a Ele e contar inteiramente com Ele. Quando fazeis isso, a dúvida dissipa-se e a segurança invade-vos. Mas Jesus disse: "Se não vos tornardes semelhantes a uma criança, não podereis vir a mim" (Mt 18,3).

Teresa de Calcutá (1910-1997),
fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade

SEMANA DA VIDA

11 a 18 de Maio 2008

domingo, 11 de maio de 2008

DOCE LUZ, ESPÍRITO SANTO


Quem és Tu, doce Luz que me inundas
e aclaras a noite do meu coração?

Tu me guias com a tua mão maternal.
Se me desamparas, não avanço mais,
nem sequer um passo.

Tu és o espaço que cerca o meu ser
e no qual Tu te ocultas.
Se me abandonas, caio no abismo do nada,
do qual me chamaste para o ser.

Estás mais próximo de mim que eu,
és mais íntimo de mim que meu íntimo.
E, contudo, ninguém te atinge, ninguém te abarca.
E nenhum nome pode aprisionar-te:
Espírito Santo Eterno Amor.



Edith Stein

A VIDA NOVA DO ESPÍRITO


Sem Espírito Santo, Deus está longe;
Com Ele, Deus está perto, dentro de nós.
Sem Espírito Santo, Deus é uma lei;
Com Ele, Deus é uma pessoa, um Pai, um amigo.
Sem Espírito Santo, Cristo é alguém morto e do passado;
Com Ele, Cristo está vivo, presente na vida.
Sem Espírito Santo, o Evangelho é letra morta;
Com Ele, o Evangelho é força de vida.
Sem Espírito Santo, a Igreja é uma simples organização humana;
Com Ele, ela é comunhão trinitária e povo de Deus sobre a terra.
Sem Espírito Santo, a autoridade religiosa é uma dominação;
Com Ele, ela é um serviço libertador.
Sem Espírito Santo, a missão é uma propaganda;
Com Ele, ela é um novo pentecostes, uma extensão do reino de Deus nos corações.
Sem Espírito Santo, o culto é uma evocação, um teatro;
Com Ele, a liturgia é uma festa, um memorial activo e antecipado do reino.
Sem Espírito Santo, o agir cristão é uma moral de escravos;
Com Ele, é um agir de filhos de Deus.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

JIM CAVIEZEL, quando a fé não é ficção...


O actor Jim Caviezel, conhecido pelo seu papel no filme “A Paixão de Cristo”, realizado por Mel Gibson, declarou, numa entrevista, que adoptou duas crianças com sérias incapacidades e que o seu matrimónio foi abençoado graças a estes novos filhos. O actor realçou que se decidiu revelar este facto a fim de encorajar outras famílias para a adopção.
Segundo a agência noticiosa LifeSiteNews.com, Caviezel declarou que foi um amigo que o desafio a ser consequente com a posição pró-vida que defense adoptando uma criança com problemas. Se tal acontecesse, esse amigo abraçaria a causa pró-vida.
Caviezel e a esposa viajaram até à China e decidiram adoptar um rapaz de cinco anos, chamado Bo, abandonado desde pequeno num comboio e a quem tinham diagnosticado um tumor no cérebro. Os novos pais acompanharam-no durante a operação e tratamento. Quando Bo recuperou, o casal Caviezel optou por adoptar uma rapariga chinesa, também enferma.
O amigo cumpriu a sua parte, mas o actor assegura que isso não tinha grande importância: “A felicidade que recebemos através de Bo é enorme”.
Caviezel confessa que escolheram o “caminho difícil”. “Mas é disso que trata a fé, para mim, pois a fé é acção. É o samaritano. Não se trata de dizer que se é mas de fazer e fazê-lo sem chamar a atenção sobre si mesmo. Conto-vos isso apenas para encorajar outros a adoptar crianças”.
O actor confessa que no início, tinha muito receio perante a adopção. “Sentimos temor, mas não se imagina as bênçãos que se podem receber se optamos por fé”, indicou.
Interrogado sobre os desafios de ser uma figura católica pública em Hollywood, Caviezel afirmou que “é parte da cruz quando se aceita acreditar em Deus. Todos temos o desejo de ser amados, mas deveríamos pedir a Deus o desejo da humildade”.
“Não recebemos nenhum Óscar pelo filme 'A Paixão de Cristo', mas alguém julga que isso fosse importante para Deus?"
O actor assegura que ainda hoje o reconhecem pelo seu papel de Jesus no filme de Mel Gibson e muita gente lhe diz que esse filme os ajudou a recuperar a fé. “Isso dá-me muita esperança e alegria”.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

WIVINE SEBYERA, o Evangelho realizado


Wivine nasce em 1955 no coração da África, no Zaire, actual República do Congo.
Na escola é inteligente mas turbulenta, ao mesmo tempo. Há desordem na aula? É quase certo que ela esteja na sua origem. É exímia em fazer rir, inventar brincadeira divertidas e contar histórias. Mas, com o tempo, wivine reconhece-se também séria, cheia de bondade, revelando um sentido agudo das responsabilidades e um grande talento de organizadora e até de actriz e comediante.
Em 1972 adopta o sobrenome de Babane que significa “traço de união” mostrando assim o seu ideal de reconciliação: onde quer que haja divisão, ser testemunha de unidade.
Após o curso de bioquímica, dá aulas. Um dos seus alunos dirá dela: “As suas aulas vivas, claras e bem preparadas eram dadas num tom familiar… Interessava os alunos, divertia-os. O seu sorriso falava da sua alegria, do seu amor.”

Porém, algumas semanas mais tarde, é hospitalizada: leucemia! Recebe o Sacramento dos Doentes, para obter a força de sofrer com Cristo. Persiste em receber o Senhor todos os dias, na Comunhão.
Depois de umas ligeiras melhoras, a dor torna-se intolerável. Com carinho e delicadeza, continua atenta aos que a rodeiam para não os incomodar com o seu sofrimento. O seu segredo, confessa-o abertamente: “Quando sofro, rezo e penso em Jesus crucificado. Para mim, a oração é uma intimidade com Cristo. Ele está em mim. Sofre comigo. Por isso, mesmo quando padeço muito e não posso falar, sei que sofro com Cristo e é essa a minha oração. Agradeço-Lhe até a minha doença, por me fazer descobrir tantas coisas que, sem ela, nunca teria conhecido”.
Sem deixar o seu quarto, ei-la missionária: “Descobri que, visto que Jesus nos salvou pelo seu sofrimento, devemos, também nós, salvar os outros unindo os nossos sofrimentos à sua cruz. Quando sofro muito, é isso que me dá força. Esses sofrimentos vão ajudar todos os que sofrem a injustiça, todos os que têm fome. Vão ajudar a salvar o Zaire”.
Nos períodos de acalmia, recupera a sua boa disposição e vivacidade habituais. Põe as visitas a rir quando mima os seus próprios gemidos. Mas o mal não pára. Mesmo assim Wivine esquece-se de si própria. Interessa-se pelas preocupações e alegrias dos que a visitam, pelo bem-estar das suas companheiras de quarto. Inventa mil gestos de delicadeza. Comunicar o amor de Deus, eis a sua preocupação.
“Agora, confio em Deus, através da minha doença, que transformou o meu coração, fazendo-me ver as coisas sob outra luz. Deus sabe bastante melhor que eu o que me convém. A minha oração mais não é senão «seja feita a vossa vontade… fazei de mim o que quiserdes». Os verdadeiros milagres não são os que respeitam os doentes curados, à tempestade acalmada, mas sim os que Jesus opera no fundo dos corações.”


Falece a 8 de Maio de 1976. Ao jovem doutor que cuidava dela, Wivine disse um dia: “Sabes, Lusuka, eu não pertenço a este mundo, pertenço ao mundo que há-de vir”. Esse médico confessará: “Graças a ela, descobri a verdadeira alegria, a verdadeira vida, e que podemos ser felizes sem ter saúde”.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

AO ESPÍRITO SANTO


Vinde, Espírito Divino,
Celeste Consolador,
E realizai nas almas
As obras do vosso amor.

Vinde, Espírito Divino,
Com o dom da Sapiência,
Ensinar a distinguir
A verdade da aparência.

Vinde, Espírito Divino,
Com o dom da fortaleza,
Fazer crescer nossa fé
Com invencível firmeza.

Vinde, Espírito Divino,
Vinde ao nosso coração,
A mostrar-nos o caminho
Que conduz à salvação.

Dai certeza aos nossos passos,
Luz aos nossos pensamentos,
Para que sejam conformes
Com os vossos mandamentos.

Para que todos unidos
No fogo da caridade
Sejamos irmãos, agora
E por toda a eternidade.
.

domingo, 4 de maio de 2008

CONCERTO DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES


PRÓXIMO SÁBADO 10 de MAIO
SEMINÁRIO DA GUARDA
21H30
CONCERTO
DE ORAÇÃO
PELAS VOCAÇÕES
COM
CLAUDINE PINHEIRO
ENTRADA LIVRE
NÃO FALTES!

DIA DA MÃE



A TODAS AS MÃES DO MUNDO,

ESPECIALMENTE À MELHOR MÃE DO MUNDO

(CADA UM SABERÁ QUAL É)

PORQUE FORAM E SÃO A FACE DE DEUS

PARA OS FILHOS QUE TODOS SOMOS.

OBRIGADO ÀS MÃES

OBRIGADO A DEUS

TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO


Como podemos dar testemunho que Vós sois santos se a vossa santidade não transparece na nossa vida?
Fazei de nós testemunhas da vossa santidade, Senhor Jesus ressuscitado.

Como podemos dar testemunho que Vós estais vivo, se a vossa ressurreição não transfigurar a nossa Vida?
Fazei de nós testemunhas fiéis da vossa ressurreição, Senhor Jesus ressuscitado.

Como podemos dar testemunho que Vós sois o sol da alegria sobre a tristeza do mundo, se a vossa luz não brilha no nosso rosto?
Fazei de nós testemunhas da vossa aurora, Senhor Jesus ressuscitado.

Como podemos dar testemunho que Vós sois a reconciliação, oferecida para os nossos pecados, se o vosso perdão não vem primeiro ao nosso coração?
Fazei de nós testemunhas de vosso amor e do vosso perdão, Senhor Jesus ressuscitado.

Como podemos dar testemunho que estais presente nas Escrituras se não descobrimos o vosso rosto de glória em cada uma das vossas palavras?
Fazei de nós testemunhas da vossa Palavra, Senhor Jesus ressuscitado.

Pe. José Martins Vaz, Cssp

sábado, 3 de maio de 2008

MÊS DE MARIA


Santa Maria,
conserva em mim um coração de criança,
puro e transparente como fonte.
Obtém para mim um coração simples,
que não sucumba nas tristezas.
Coração magnânimo na doação,
terno de compaixão.
Coração fiel e generoso,
que não se esqueça de nenhum bem,
que não guarde rancor por nenhum mal.
Concede-me um coração manso e humilde,
que ame sem pedir compensação,
que se alegre em se apagar noutro coração,
diante de teu divino Filho.
Coração grande e indómito,
que nenhuma ingratidão feche,
que nenhuma indiferença canse.
Coração atormentado pela glória de Jesus Cristo,
e ferido por seu amor,
e que seja curado só no céu.

Leonce de Grandmaison,
jesuíta, 1868-1927

sexta-feira, 2 de maio de 2008

SANTO ATANÁSIO, Defensor da Fé


Santo Atanásio foi desterrado cinco vezes por defender a verdade da fé. Nasceu na Alexandria, Egipto, no ano de 297. Ainda criança no ano 311, presenciou o martírio do seu bispo Pedro de Alexandria e de outros cristãos, mortos na perseguição que realizaram os pagãos. Soube com alegria que, no ano 313, o imperador Constantino declarava a liberdade religiosa para os cristãos.
Era um grande orador possuía e uma brilhante inteligência. Preparar-se para o sacerdócio, e sendo diácono foi escolhido como secretário de Alexandre, arcebispo de Alexandria. Aos 23 anos escreveu o seu primeiro livro sobre a Encarnação de Jesus Cristo.
Naquele tempo apareceu em Alexandria um herege chamado Ario, que negava a natureza divina de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Atanásio dedicou-se a combater este heresia. Colaborou para que os bispos do mundo se reunissem a fim de discutir sobre esta heresia que tanto dano causava à Igreja.

E, porque estamos no mês de Maria, aqui fica uma pequena oração escrita por este santo:

Ouve as nossas preces,
ó Santíssima Virgem Maria,
e lembra-te de nós.
Derrama sobre nós os dons das tuas riquezas,
desta abundância de graças que sobejam de ti.
O Arcanjo te cumprimenta
e te chama, 'ó cheia de graças',
todas as nações te proclamam 'bem-aventurada',
todas as hierarquias celestes te bendizem
e nós, pertencentes à hierarquia terrestre,
nós também te saudamos dizendo:
'Ave, ó cheia de graças, o Senhor está contigo,
roga por nós, ó Mãe de Deus,
Nossa Senhora e nossa Rainha.'

Santo Atanásio de Alexandria

VIA LUCIS COM S. FRANCISCO


Na passada quarta feira, dia 30 de Abril, a Diocese da Guarda despediu-se da Cruz de S. Damião. Esta cruz "visitou" a nossa Diocese ao longo do mês de Abril passando pelos diversos arciprestados, associando-nos assím à comemoração dos 800 anos da conversão de Francisco de Assis e seu carisma.

Através de uma Via Lucis, caminhámos com o Irmão de Assis nas suas diversas etapas vocacionais. Foram 6 encontros que marcaram a vida de Francisco e que, no fundo, fazem parte do processo vocaional de todo o cristão: o encontro consigo mesmo, com os outros, com Cristo, com o Evangelho, com os irmãos e, finalmente a identificação com a missão recebida.

Reuniu-se um grande número de pessoas, que não tiveram medo ao frio, cantando e rezando, desde a Igreja da Misericórdia até chegar à Sé Catedral. Aí, a todos foi confiada a missão de Francisco: "Vai e repara a minha Igreja". Se a Cruz continua a sua peregrinação por outras paragens, a mensagem fica.

Por isso, BOM TRABALHO, pois todos são necessários para renovar continuamente a face da Igreja da qual fazemos parte.

Agradecemos ao Bruno e à Raquel, que partilharam connosco algumas fotos que fazem parte do diaporama, e a todos os que participaram na preparação e realização desta Via Lucis.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

ORAÇÃO A S. JOSÉ OPERÁRIO


José humilde artesão,
Trabalhaste noite e dia,
Para não faltar o pão,
No lar da Virgem Maria.


Que não falte em nossa vida
Este Pão que vem do Céu,
Pois cresceu com a comida
Que o teu trabalho lhe deu!


Parte de ti era, José,
O pão que Jesus comia.
Pensando nisso, Ele até
Quis nosso Pão ser, um dia!


Vem ajudar-nos, José,
Ensina-nos, outra vez,
A receber, com mais Fé,
O Pão que Jesus se fez!


Mostra o segredo da Missa:
Que ter nas mãos este Pão,
É construir a Justiça
E promover todo irmão.


Ir. Míria T. Kolling

SÃO JOSÉ, OPERÁRIO

Basta traçar um paralelo entre a vida cheia de sacrifícios de São José, que trabalhou a vida toda para ver Cristo dar a vida pela humanidade, e a luta dos trabalhadores do mundo inteiro, lutando para obter o respeito pelos seus direitos mínimos, para entender os motivos que levaram o Papa Pio XII a instituir a festa de "São José Operário", em 1955, na mesma data em que se comemora o dia do trabalhador.
Afinal de contas, esta é uma forma de a Igreja comemorar aquele fatídico primeiro dia de Maio, em Chicago, em que operários de uma fábrica se revoltaram com a situação desumana a que eram submetidos e com o desrespeito que os patrões demonstravam em relação a qualquer direito humano. Eram trezentos e quarenta os que estavam em greve e a polícia, sempre a serviço dos patrões, massacrou-os sem piedade. Mais de cinquenta ficaram gravemente feridos e seis deles foram assassinados no confronto desigual. Foi em homenagem a eles que se consagrou este dia.
São José é o modelo ideal do operário. Sustentou a sua família durante toda a vida com o trabalho artesanal, cumpriu sempre os seus deveres para com a comunidade, ensinou ao filho a profissão de carpinteiro e, desta maneira suada e laboriosa, permitiu que as profecias se cumprissem e que o seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade.Proclamando São José como protector dos trabalhadores, a Igreja demonstra estar ao lado deles, dando-lhes como patrono o mais exemplar dos homens, aquele que aceitou ser o pai adoptivo do Deus feito homem, mesmo pressentindo o que poderia acontecer à sua família. Em vida, São José lutou pelos direitos da vida humana e, agora, coloca-se ombro a ombro na luta pelos direitos humanos dos trabalhadores do mundo, por meio dos membros da Igreja que aumentam as fileiras dos que defendem os operários e o seu direito a uma vida digna.

In evangelhoquotidiano.org